sábado, 11 de dezembro de 2010

Agora ou Nunca


Agora ou Nunca (All or Nothing, Inglaterra / França, 2002) – Nota 7,5
Direção – Mike Leigh
Elenco – Timothy Spall, Lesley Manville, James Corden, Alison Garland, Ruth Sheen, Sally Hawkins, Helen Coker, Daniel Mays.

Esta interessante e realista história tem como personagens alguns moradores de um condomínio de classe baixa em Londres. 

A história foca principalmente na família de Phil (Timothy Spall), um motorista de taxi de meia-idade, frustrado com sua vida, tanto pelo emprego onde ganha pouco, como pelo frio relacionamento com a esposa Penny (Lesley Manville), que trabalha como caixa em um supermercado e parece não suportar mais a família. O casal tem dois filhos obesos, a garota (Alison Garland) vive deprimida e trabalha como faxineira em um asilo, já o filho (James Corden) não tem ocupação e desconta seu ódio nas discussões com a mãe. Um acontecimento triste fará com os personagens mostrem seus verdadeiros sentimentos. 

O roteiro traz ainda dois pólos secundários, o primeiro com uma mãe solteira (Ruth Sheen) que tenta criar a filha rebelde que está apaixonada por um cafajeste e o segundo sobre um complicado casal que não dá a mínima atenção a filha (a ótima Sally Hawkins), que se mostra irresponsável e vive praticamente sozinha. 

O resultado é um sensível drama urbano, que mostra como a difícil luta diária pelo sustento e as frustrações acumuladas na vida podem afastar as pessoas, mesmo que elas se amem e que apenas uma tragédia ou algum fato importante faz com que eles repensem a situação. 

Não é um grande filme, mas tem uma história para se pensar com carinho e ver como um sorriso e a alegria nas pequenas coisas podem fazer bem a alma e ao coração.   

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Interessante, fiquei curiosa, não conhecia.

bjs

chuck large disse...

Cara, acredita que tenho este filme ? hehehehehe
Acho muito bacana, como você bem disse é um ótimo drama urbano. acana ler esta resenha já que este filme é bem esquecido ou melhor, mtos nem conhecem ...

Jenifer Torres disse...

Que interessante! Não conhecia, mas fiquei bem interessada!
Abraços.

Hugo disse...

Amanda - É um bom filme e o diretor Mike Leigh fez tb o ótimo "Segredos e Mentiras".

James - Eu descobri este tema numa loja de dvds usados, fiquei interessado e acabei gostando. Pena que é um longa pouco conhecido.

Jenifer - Existem várias produções britânicas pouco conhecidas, mas de boa qualidade.

Abraço a todos