terça-feira, 10 de junho de 2025

Tempos Super Modernos

 

Tempos Super Modernos (E Noi Come Stronzi Rimanemmo a Guardare, Itália, 2021) – Nota 6
Direção – Pif (Pierfrancesco Diliberto)
Elenco – Fabio de Luigi, Ilenia Pastorelli, Pif, Valeria Solarino, Maurizio Nichetti.

Arturo (Fabio de Luigi) desenvolveu um algoritmo para ajudar os funcionários da empresa onde trabalha a terem mais tempo e melhor produtividade. Para sua surpresa, ele é dispensado do emprego e se vê perdido no mundo moderno até conseguir um trabalho de entregador. 

O diretor, ator e roteirista italiano Pif (Pierfrancesco Diliberto) é conhecido por filmes simpáticos como “A Máfia Só Mata no Verão” e “Em Guerra por Amor”. Aqui ele entrega um longa com um olhar crítico para a tecnologia que avança cada vez mais, porém com algumas situações que beiram o exagero. 

Por mais que seja a proposta, o filme fica um pouco cansativo ao colocar o protagonista enfrentando situações que ele nunca imaginou que lembram uma comédia futurista, bem diferente do mundo em que acreditava viver. 

Pif explora referências que lembram as sátiras dos filmes de Mel Brooks e até um pitada do clássico “Tempos Modernos” de Chaplin, além de brincar com o nome da empresa de entrega batizada como "Fuuber", claramente uma mistura de Ifood e Uber. 

O resultado é mediano, deixando a impressão de que poderia ser melhor.

Nenhum comentário: