Direção – Joe Berlinger & Bruce Sinofsky
Documentário
O Paraíso Perdido 2 (Paradise Lost 2: Revelations, EUA, 2000) – Nota 7,5
Direção – Joe Berlinger & Bruce Sinofsky
Documentário
O Paraíso Perdido 3 (Paradise Lost 3: Purgatory, EUA, 2011) – Nota 7,5
Direção – Joe Berlinger & Bruce Sinofsky
Documentário
West Memphis, Arkansas. Em 5 de maio de 1993, os corpos de três garotos de oito anos são encontrados em uma vala dentro de um bosque. Eles foram assassinados de forma extremamente violenta e com sinais de que teriam sido abusados.
Depois de um mês sem sucesso nas investigações, a polícia consegue uma duvidosa confissão de um garoto de dezesseis anos que tem um QI abaixo da média. Ele diz ter participado do crime e cita como parceiros dois outros adolescentes. É o início de uma dolorosa batalha jurídica que envolverá autoridades, especialistas, advogados, além é claro dos parentes das vítimas e dos acusados.
Essa história que é terrível em todos os sentidos é detalhada em três documentários produzidos em períodos diferentes pela dupla de diretores Joe Berlinger e Bruce Sinofsky. O caso montado pelos promotores se baseava na premissa de que os jovens fariam parte de um culto satânico, inserindo como provas absurdas as roupas pretas de bandas de heavy metal que eles usavam e livros sobre ocultismo que um dos garotos tinha em casa.
Quando essas informações vieram à tona e o caso se tornou notícia nacional, a banda Metallica soube que os diretores fariam um documentário acompanhando o possível julgamento. Os integrantes da banda então ofereceram gratuitamente suas músicas para a trilha sonora.
Os três documentários são ótimos, porém o primeiro é sensacional ao conseguir passar todo o sofrimento das pessoas envolvidas, as visões individuais frutos das emoções que ainda estavam à flor da pele, as diversas provas apresentadas pelos dois lados e as atitudes controversas dos detetives, da promotoria e do juiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário