terça-feira, 12 de março de 2024

Fandango, Uma Amor e Uma 45 & Viajantes Sem Rumo

 


Fandango (Fandango, EUA, 1985) – Nota 7
Direção – Kevin Reynolds
Elenco – Kevin Costner, Judd Nelson, Sam Robards, Chuck Bush, Brian Cesak, Suzy Amis, Glenne Headly, Pepe Serna.

EUA, 1971. Após a formatura na universidade, cinco amigos decidem aproveitar os últimos momentos da juventude antes de enfrentar os verdadeiros problemas da vida adulta. Eles participam de festas e resolvem fazer uma viagem de carro pelo país. 

Este sensível e esquecido drama sobre jovens fracassou no lançamento, mas ganhou uma segunda chance quando Kevin Costner se tornou astro com o sucesso de “Os Intocáveis” dois anos depois. O filme é uma jornada de descoberta e de despedida. Cada um dos personagens terá um desafio pela frente. Um foi abandonado pela noiva, outro foi convocado para o Vietnã e um deles enfrenta algo ainda mais complicado. 

A curiosidade é que este foi o primeiro de alguns trabalhos que Kevin Costner e o diretor Kevin Reynolds fizeram juntos, até eles brigarem durante a produção fracassada de “Waterworld: O Segredo das Águas”. Eles voltaram a trabalhar juntos somente dezessete anos depois na ótima minissérie “Hatfields & McCoys”.

Um Amor e Uma 45 (Love and a .45, EUA, 1994) – Nota 7
Direção – C.M. Talkington
Elenco – Gil Bellows, Renee Zellweger, Rory Cochrane, Jeffrey Combs, Jace Alexander, Ann Wedgeworth, Peter Fonda, Charlotte Ross, Michael Bowen.

Após um assalto que deu errado e terminou em morte, os pequenos criminosos Watty (Gil Bellows) e Billy Mack (Riry Cochrane) decidem fugir para o México levando a noiva do primeiro (Renée Zellweger). O trio inicia uma complicada viagem sendo perseguidos pela polícia e também por bandidos. 

Este interessante filme independente mistura road movie, policial, romance, comédia e até humor negro de uma forma que prende a atenção do espectador. Os personagens bizarros como o criminoso vivido por Jeffrey Combs e o hippie de Peter Fonda ajudam a dar uma pitada de comédia em meio a violência. 

O filme tem duas curiosidades. Foi um dos primeiros trabalhos da atriz Renée Zellweger, que ficaria famosa pouco tempo depois. E apesar do longa ter tido uma espécie de sucesso cult nas locadoras e o diretor e roteirista estreante C.M. Talkington ter sido elogiado, ele não conseguiu construir uma carreira.

Viajantes Sem Rumo (Made in U.S.A., EUA, 1987) – Nota 5,5
Direção – Ken Friedman
Elenco – Adrian Pasdar, Christopher Penn, Lori Singer, Judyth Baldwin.

Os jovens Dar (Adrian Pasdar) e Tucker (Christopher Penn) decidem sair da pequena cidade em que vivem e atravessar o país a caminho da Califórnia. Utilizando um carro roubado e cometendo pequenos delitos, a dupla cruza o caminho da bela e também rebelde Annie (Lori Singer), que se junta a viagem. 

Este longa explora o clássico tema dos jovens que buscam liberdade sem se preocupar com seus atos ou suas consequências. A trama é bastante irregular, com os habituais conflitos entre personagens e motivações sem grande profundidade. É um filme que vale apenas como curiosidade para quem curte obras independentes dos anos oitenta.

Nenhum comentário: