quarta-feira, 24 de abril de 2019

Halloween H20, Halloween: Ressurreição & Halloween (2018)


Halloween H20 – Vinte Anos Depois (Halloween H20: 20 Years Late, EUA, 1998) – Nota 7
Direção – Steve Miner
Elenco – Jamie Lee Curtis, Adam Arkin, Josh Hartnett, Michelle Williams, Adam Hann Byrd, Jodi Lyn O’Keefe, LL Cool J, Janet Leigh, Joseph Gordon Levitt.

Vinte anos após o massacre cometido por Michael Myers, sua irmã Laurie (Jamie Lee Curtis) mudou para a Califórnia, trocou de nome para Keri e trabalha como diretora de escola. Quando Michael descobre o paradeiro da irmã através do arquivo do hospital psiquiátrico onde está preso e escapa em seguida, Laurie volta a correr perigo. 

Este longa seria uma continuação das partes I e II, porém tudo o que ocorre aqui foi descartado na nova versão de 2018. O filme é competente na proposta de criar sequências de violência e suspense, seguindo o estilo comum dos anos noventa em que vários jovens se tornam vítimas do maníaco durante sua caçada, inclusive com o clássico clímax do enfrentamento cara a cara. 

É um bom filme, mas que acaba ficando deslocado por conta da nova versão.

Halloween: Ressurreição (Halloween: Resurrection, EUA, 2002) – Nota 5
Direção – Rick Rosenthal
Elenco – Jamie Lee Curtis, Brad Loree, Busta Rhymes, Bianca Kajlich, Sean Patrick Thomas, Thomas Ian Nicholas, Ryan Merriman, Tyra Banks.

Depois de matar um inocente pensando que teria assassinado seu irmão Michael Myers, Laurie (Jamie Lee Curtis) sofre uma espécie de colapso e termina internada em um hospital psiquiátrico. 

Em paralelo, um empresário ambicioso (Busta Rhymes) cria um reality show transmitido pela internet colocando seis pessoas presas na casa onde ocorreu o massacre original. O que ele não sabe é que o verdadeiro Michael Myers também está escondido na região.

O razoável sucesso do filme de 1998 resultou nesta desastrada continuação que tentava chamar a atenção do público com o tema dos reality shows que estavam em franca ascensão na época. Esta escolha acaba sendo apenas um gancho para Myers se divertir matando os participantes. 

Vale citar que o diretor Rick Rosenthal foi o responsável pela competente parte II da franquia, porém depois disso não fez filme algum que mereça ser lembrado. 

Halloween (Halloween, EUA, 2018) – Nota 7
Direção – David Gordon Green
Elenco – Jamie Lee Curtis, Judy Greer, Andi Matichak, Haluk Bilginer, James Jude Courtney, Nick Castle, Will Patton, Toby Huss, Rhian Rees, Jefferson Hall.

Quarenta anos após ter assassinado várias pessoas na noite de Halloween, o psicopata Michael Myers (James Jude Courtney e Nick Castle) escapa ao ser transferido de prisão.

Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), que sobreviveu ao ataque nos anos setenta, se preparou a vida inteira para enfrentar novamente o psicopata. Sua obsessão resultou numa relação conflituosa com a filha (Judy Greer), que por seu lado tenta manter sua filha Allyson (Andi Matichak) longe da avó. 

Este novo longa da franquia seria na verdade uma sequência dos dois primeiros filmes, o original clássico de John Carpenter produzido em 1978 e a sequência de 1981 dirigida por Rick Rosenthal. 

Os filmes seguintes que chegaram a parte seis foram ignorados, assim como o “Halloween H20” e “Halloween: Ressurreição” que também foram protagonizados por Jamie Lee Curtis em 1998 e 2002 respectivamente. 

Dito isso, esta sequência continua a história de forma correta, porém sem surpresas. O assassino continua assustador, deixando um rastro de vítimas até o inevitável conflito final. 

Por mais que aparentemente seja o último filme da franquia, não se pode duvidar da criatividade dos roteiristas e produtores em explorar a pequena dúvida que fica ao final da sessão.

4 comentários:

Pamela Sensato disse...

Hugo eu adoro esse filme e toda vez que passa na TV eu assisto. O último lançado eu curti também embora não muda muita coisa e mantém o mesmo 'pique'.

O final terminou tão assim vai ter outro ou não?
kkk

Beijos;*
Pâmela Sensato

Liliane de Paula disse...

Não lembro se vi algum Halloween.
Tenho uma lista de filmes assistido ainda em DVD.
E se vi não guardei muita informação.
Mesmo com diretores diferentes, tudo gora em torno do psicopata e da irmã, Jamie Lee Curtis
Acho que esse eu vou encontrar para assistir.

Ontem comecei a vê "Vice". Já viu?

Leo Rib disse...

Ainda não vi a versão mais recente. Mas pretendo, é claro.
Halloween é uma série que realmente confunde os leigos, porque seguiu 4 cronologias diferentes (3 delas continuam o filme de 1978 e 1, com o Malcolm McDowell, que tenta lançar uma nova cronologia, começando do zero). Acho que isso aconteceu porque a 1ª cronologia deu tantas voltas na história que a gente nem tava mais entendendo direito o que tava acontecendo.rs
Mas esse filme que usou o tema do reality show também se aproveitou do roteiro quase completo de um slasher de 1981 chamado Noite Infernal. A história é quase a mesma!

Hugo disse...

Pamela - São vários filmes, alguns bem parecidos.

Liliane - A história gira sempre em torno dos dois personagens.

Léo - São muitas voltas que deixaram a franquia confusa. Legal sua citação do filme de Rob Zombie com Malcolm McDowell, que tentou recomeçar a franquia. O primeiro filme de Zombie é bom, mas a sequência é fraca.

Abraço