terça-feira, 16 de abril de 2019

Expedição Kon Tiki

Expedição Kon Tiki (Kon-Tiki, Inglaterra / Noruega / Dinamarca / Alemanha / Suécia, 2012) – Nota 7
Direção – Joachim Ronning & Espen Sandberg
Elenco – Pal Sverre Hagen, Anders Baasmo Christiansen, Tobias Santelman, Gustaf Skarsgard, Odd Magnus Williamson, Jakob Oftebro, Agnes Kittelsen.

Polinésia, 1937. O jovem norueguês Thor Heyerdahl (Pal Sverre Hagen) e sua esposa Liv (Agnes Kittelsen) vivem em meio aos nativos.

Quando um ancião conta que seus ancestrais vieram pelo mar através do leste, da América do Sul, ou seja, mudando completamente a história oficial de que o povo local seria proveniente da Ásia, Thor fica obcecado em provar o fato. 

Desacreditado pelos historiadores da época, Thor decide embarcar numa aventura maluca. Depois de dez anos buscando financiamento para viagem, ele consegue o dinheiro junto ao governo do Peru.

Ao lado de cinco amigos, Thor monta uma enorme jangada para recriar a jornada que teria sido feita pelo Deus Tiki, saindo do Peru e velejando sem motores até a Polinésia. 

Esta história real é com certeza uma das aventuras mais malucas da história do mundo e ao mesmo tempo uma grande feito. A jornada de cem dias por mar aberto com uma jangada é detalhada sem muitas surpresas na questão dos conflitos entre os personagens. Os destaques ficam para as sequências mais tensas envolvendo tubarões e as cenas em meio a tempestade. 

O protagonista é mostrado como um sujeito arrogante e obcecado, que enfrentava seus próprios medos em busca do objetivo de entrar para a história. 

É um longa indicado para quem gosta de aventuras reais.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Apesar de parecer uma história real ou baseada em fatos reais, não tenho interesse de vê.

Os filmes que vc comentou abaixo, anotei mas não encontrei para gravar.
Isso não significa que vou desistir.

Hugo disse...

Liliane - Alguns filmes são difíceis de encontrar mesmo.

Luli Ap. disse...

Que diferente!
Gosto de história, jornadas e aventuras
Curioso ser fato verídico.
Interessante a lenda do deus Tiki.
E motivação que faz enfrentar os próprios medos é inspirador.

Hugo disse...

Luli - Este tipo de história real é muito interessante.

Bjs