quarta-feira, 10 de abril de 2019

Corpo Fechado, Fragmentado & Vidro


Corpo Fechado (Unbreakable, EUA, 2000) – Nota 8
Direção – M. Night Shyamalan
Elenco – Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright Penn, Spencer Treat Clark, Charlayne Woodard, Eammon Walker, M. Night Shyamalan, James Handy.

Apenas uma pessoa sobrevive a um terrível acidente de trem. David Dunn (Bruce Willis) trabalha como segurança em um estádio e passa por uma crise no casamento com Audrey (Robin Wright Penn). Sem entender como sobreviveu sem um arranhão sequer, David fica intrigado ao receber um cartão perguntando se alguma vez ele ficou doente. 

Ao lado do filho adolescente Joseph (Spencer Treat Clark), ele procura e encontra o autor da pergunta. Elijah Price (Samuel L. Jackson) é um sujeito que sofre de uma rara doença que enfraquece os ossos e por este motivo passou muito tempo de sua vida em casa e nos hospitais, se tornando um expert em histórias em quadrinhos. Elijah acredita que David possa ser um super-herói. 

O diretor e roteirista M. Night Shyamalan transformou esta premissa maluca em um drama sobre a busca de um novo caminho na vida. O angustiado personagem de Bruce Willis precisa montar um quebra-cabeça de lembranças para entender seu papel no mundo, assim como o excêntrico vivido por Samuel L. Jackson busca algo também totalmente fora do comum. 

Como era esperado na época por causa do sucesso de “O Sexto Sentido”, Shyamalan novamente guardou um segredo que é revelado na sequência final.

Fragmentado (Split, EUA, 2016) – Nota 8
Direção – M. Night Shyamalan
Elenco – James McAvoy, Anya Taylor Joy, Betty Buckley, Haley Lu Richardson, Jessica Sula, Izzi Coffey, Brad William Henke, Sebastian Arcelus.

Um sujeito (James McAvoy) sequestra três garotas que acordam em um quarto de subsolo de um local desconhecido. Para deixar a situação ainda mais sinistra, cada vez que o homem entra no quarto para falar com as garotas, ele demonstra uma personalidade completamente diferente da outra. Duas garotas (Haley Lu Richardson e Jessica Sula) ficam desesperadas, enquanto a terceira chamada Casey (Anya Taylor Joy) tenta se manter fria e analisar a situação para tentar se salvar. 

O roteiro explora duas outras narrativas. Logo, descobrimos que o homem trata do seu distúrbio de múltiplas personalidades com uma veterana psiquiatra (Betty Buckley). A terceira narrativa são flashbacks que mostram a adolescente Casey ainda criança (Izzi Coffey), enfrentando um sério problema familiar. 

Depois de alguns trabalhos que dividiram público e crítico, o diretor M. Night Shyamalan voltou a velha forma com este instigante suspense. O roteiro vai além das tramas sobre psicopatas ao explorar como um trauma pode mudar completamente a forma de uma pessoa encarar a vida ou até mesmo resultar em um distúrbio como o do protagonista. As atitudes do personagem de James McAvoy variam do assustador ao caricato, de acordo com a proposta do roteiro, dando uma ótima oportunidade para o ator demonstrar seu talento. 

Quem curte os trabalhos de Shyamalan ainda terá uma bela surpresa na cena final.

Vidro (Glass, EUA, 2019) – Nota 8
Direção – M. Night Shyamalan
Elenco – James McAvoy, Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Sarah Paulson, Anya Taylor Joy, Spencer Treat Clark, Charlayne Woodard, Luke Kirby, Adam David Thompson, M. Night Shyamalan.

Dezenove anos após o acidente de trem que mudou sua vida, David Dunn (Bruce Willis) utiliza seu dom para resgatar pessoas sequestradas e eliminar bandidos, sempre com ajuda tecnológica de seu filho (Spencer Treat Clark). Quando David cruza o caminho do psicopata de múltiplas personalidades (James McAvoy), a situação sai do controle e os dois terminam presos em um hospital psiquiátrico onde também está detido Elijah “Mr. Glass” Price (Samuel L. Jackson). Enquanto uma doutora (Sarah Paulson) acredita que possa curar o trio, cada um deles em um objetivo diferente. 

A inusitada trilogia de M. Night Shyamalan é fechada de forma competente e criativa com este longa que une os três personagens excêntricos dos dois filmes anteriores. É praticamente uma obrigação ver “Corpo Fechado” e “Fragmentado” para entender este último filme. São diversas citações e alguns flashbacks, além da participação dos coadjuvantes dos longas anteriores, inclusive um pequeno papel do próprio M. Night Shyamalan. 

Ele conseguiu criar uma trilogia que mistura drama, suspense, ação e filme de super-herói de uma forma quase realista. Além da criatividade da trama que brinca com os clichês dos quadrinhos, o roteiro escrito pelo diretor ainda guarda um segredo no final que amarra muito bem os três filmes. 

O longa ganha ainda mais pontos pelas atuações marcantes do trio principal. 

São três filmes indicados para quem gosta dos trabalhos de Shyamalan.

8 comentários:

Pedrita disse...

fragmentado é muito ruim, eu detesto esse diretor de filmes caricatos e mal feitos. beijos, pedrita

Pamela Sensato disse...

Corpo fechado fez parte da minha adolescência!
Como adorava esse filme e a parte da piscina é minha preferida.

Beijos Pâm Sensato
Pâmela Sensato

Hugo disse...

Pedrita - Eu gostei bastantes destes filmes. São criativos e com personagens carismáticos.

Pamela - São várias sequências legais em "Corpo Fechado".

Bjs

Liliane de Paula disse...

Assisti "Corpo fechado" e sua boa resenha me faz lembrar de cenas esquecidas.
Eu gostei do filme mas não é meu estilo preferido.
Gostei muito de "Sexto sentido" mesmo com muita mentira(para mim).

"Fragmentado" assisti bem ansiosa porque na Academia era só o que se falava.
Nunca vi Psicopata com tantas personalidades. Deve ter.
Gostei do filme.
James McAvoy está muito bem. E muito assustador.

Ubiracy disse...

Corpo Fechado é excelente, mesmo depois de tantos filmes sobre histórias-em-quadrinhos.
Fragmentado já é mais fraco em história, ao meu ver. O personagem de McVoy é muito interessante e a atuação é ótima, mas o comportamento de certos personagens e o final do filme deixam muito a desejar.
Vidro, pra mim, é o pior de todos além de juntar vários personagens de modo quase desconexo o filme ainda aparece com mais personagens pra encher o buraco no enredo (creio que isso aconteça bastante em histórias-em-quadrinho). Ao contrário de Corpo Fechado a história não parece que foi feita com um filme em mente.

Hugo disse...

Liliane - São filmes que misturam drama, ficção e violência. Eu gostei bastante.

Ubiracy - Eu achei muito legal a ideia de amarrar os três filmes, mesmo com alguma falhas no roteiro. São filmes criativos e indicados mesmo para quem não curte quadrinhos.

Abraço

Luli Ap. disse...

Resenha estupenda, esplêndida!
Sou apaixonada pela narrativa.
Falta assistir Vidro.
Tenho certeza que vou gostar :p

Hugo disse...

Luli - Obrigado pelo elogio! Gostei bastante da trilogia.

Bjs