sexta-feira, 21 de abril de 2017

O Lar

O Lar (Home, França, 2008) – Nota 6
Direção – Ursula Meier
Elenco – Isabelle Huppert, Olivier Gourmet, Adelaide Leroux, Madeleine Budd, Kacey Mottet Klein.

O casal Marthe  (Isabelle Huppert) e Michel (Olivier Gourmet) moram com os filhos em um casa na beira de uma rodovia que há anos está inacabada. 

A filha mais velha (Adelaide Leroux) passa o verão de biquini tomando sol em uma cadeira no quintal. A irmã do meio (Madeleine Budd) é tímida e morre de medo de germes e sujeira. O irmão mais novo (Kacey Mottet Klein) é o explorador da região com sua bicicleta. 

A vida isolada da família sofre uma revés quando finalmente a rodovia é inaugurada e aos poucos os carros tomam conta da região. 

Este estranho longa francês brinca com o tema do “paraíso perdido”, que de uma hora para outra se transforma em um inferno barulhento. Aos poucos, o espectador descobre porque a família vive naquele local isolado e também como a grande mudança influenciará na vida de cada personagem. 

Algumas situações são simbólicas a respeito da perda da privacidade e das consequências nem sempre agradáveis que surgem junto com as mudanças. Por mais que a proposta inicial seja curiosa, as excentricidades da família aumentam em uma escala que resulta em uma parte final absurda, que beira a loucura. 

É um filme tão estranho quanto seus personagens.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Será que eu vi esse filme?
Parece do jeito que gosto.
Uma história possível.
E é de 2008.
Lembro de um filme em que a filha provoca um incêndio dentro de um trailer onde a mãe está com um amante. Será esse?

Hugo disse...

Liliane - Não é este filme. A história aqui é estranha, mas bem diferente disso.