sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O Chacal & Caça ao Terrorista


O Chacal (The Jackal, EUA / Inglaterra / França / Alemanha / Japão, 1997) – Nota 7,5
Direção – Michael Caton Jones
Elenco – Bruce Willis, Richard Gere, Sidney Poitier, Diane Venora, Tess Harper, J. K. Simmons, Mathilda May, Jack Black, Richard Lineback, David Hayman.

Uma ação do FBI em conjunto com a polícia russa resulta na morte de um mafioso daquele país. O irmão do morto (David Hayman) contrata um assassino conhecido como Chacal (Bruce Willis) para matar o chefão do FBI Carter Preston (Sidney Poitier). A proteção a Preston se torna quase impossível, pois ninguém conhece o rosto do Chacal. A única pessoa que já viu o assassino e que pode ajudar o FBI é um detento ligado ao IRA, o Exército Republicano Irlandês. Com muito custo, o FBI convence Declan Mulqueen (Richard Gere) a ajudar na caçada e tentar chegar ao Chacal antes dele cumprir sua missão. 

O longa é inspirado no clássico “O Dia do Chacal” de Fred Zinnemann, porém com muitas alterações na trama. Esta comparação atrapalhou bastante o longa na época do lançamento. Os críticos detonaram o filme, que por sinal não é ruim. O jogo de gato e rato entre FBI e assassino prende a atenção e tem bons momentos de ação. Até mesmo o canastrão Bruce Willis convence como o gélido assassino. 

Como informação, este foi o último trabalho para o cinema do grande Sidney Poitier, que depois trabalharia apenas em quatro telefilmes. Poitier está vivo e com quase oitenta e nove anos.

Caça ao Terrorista (The Assignment, Canadá, 1997) – Nota 7
Direção – Christian Duguay
Elenco – Aidan Quinn, Donald Sutherland, Ben Kingsley, Liliana Komorowska, Vlasta Vrana, Claudia Ferri.

Jerusalém, 1986. O tenente da marinha americana Anibal Ramirez (Aidan Quinn) é capturado pelo serviço secreto israelense, o Mossad, sendo confundido com o terrorista Carlos, o Chacal. Após provar sua identidade, a semelhança com o criminoso chama a atenção de um veterano agente da CIA (Donald Sutherland), que o recruta para uma missão. O objetivo é fazer Ramirez se passar pelo Chacal e assim se aproximar da KGB, como uma espécie de isca para atrair o verdadeiro terrorista. 

O roteiro utiliza um personagem real, Carlos, o Chacal, para criar uma trama fictícia de espionagem que rende alguns bons momentos e apresenta coadjuvantes competentes como Donald Sutherland e Ben Kingsley, este último como um agente do Mossad que treina o protagonista para a missão. 

O verdadeiro Chacal ficou conhecido por atentados terroristas nos anos setenta e desde meados dos anos noventa cumpre prisão perpétua na França.

4 comentários:

Pedrita disse...

acho que vi o chacal, mas faz tempo. gostei bastante. falei do seu blog no meu. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - São bons considerando como diversão passageira. Visitarei seu blog.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Li o livro há anos.
Só lembro que ele era um marginal frio e calculista.

Gosto de Bruce Willis.
Acho os tipos cafajeste que ele faz, interessante na maioria das vezes.

Hugo disse...

Liliane - O melhor filme sobre a história do verdadeiro terrorista é "O Dia do Chacal", uma produção de 1973.