sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Enquanto Somos Jovens

Enquanto Somos Jovens (While We're Young, EUA, 2014) – Nota 6,5
Direção – Noah Baumbach
Elenco – Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver, Amanda Seyfried, Charles Grodin, Matthew Maher, Adam Horovitz, Maria Dizzia.

Josh (Ben Stiller) e Cornelia (Naomi Watts) formam um casal sem filhos na casa dos quarenta anos. Sendo incomodados pelos amigos da mesma faixa etária por não terem filhos, eles terminam por fazer amizade com um casal mais jovem. 

Jamie (Adam Driver) planeja começar a carreira de documentarista, utilizando como exemplo a carreira de Josh. Sua namorada Darby (Amanda Seyfried) vive de fazer sorvete. A princípio, a troca de experiências entre os dois casais é uma fonte de energia para a amizade, até que os defeitos de cada um começam a aparecer. 

O diretor Noah Baumbach é um queridinho da crítica, especialista em pequenos dramas sobre relacionamentos. Pelos trabalhos que assisti, por enquanto tenho a impressão de que suas premissas são mais interessantes do que seus filmes. 

O longa aqui foca nas diferenças entre a geração que está na casa dos quarenta anos, que sonhava com dinheiro e sucesso na juventude e a geração atual que tenta esconder estes mesmos desejos se mostrando politicamente correta, mas que revela a verdadeira face através de atitudes manipuladoras. Para muitos desta nova geração, as amizades somente são interessantes se resultarem em vantagens. 

Mesmo sem grandes atuações, o quarteto principal está perfeito como exemplos das gerações. O filme perde pontos por inserir algumas sequências bobas, como a festa regada a ayahuasca comandada por um xamã picareta e a crise no evento de gala na parte final. Vale destacar ainda a participação do veteraníssimo Charles Grodin como pai da personagem de Naomi Watts. 

7 comentários:

Marília Tasso disse...

Ainda não vi, mas está na lista. Gosto do estilo de Noah Baumbach.

Hugo disse...

Marília - Considero que os filmes de Baumbach ficam sempre no meio do caminho. Parece faltar algo.

Rodrigo Mendes disse...

Na lista para assistir... Noah Baumbach é um cineasta interessante.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Gostei de sua resenha.
Filme família e filme de histórias possíveis, me agradam.
Não gosto de Ben Stiller porque acho que a cara dele já me lembra comédia. E eu não gosto de comédias.

Hugo disse...

Rodrigo - Ainda acho que Baumbach tem mais fama cult do que talento. Seus filmes ficam sempre no meio do caminho.

Liliane - Realmente Ben Stiller é marcado pelas comédias, nem mesmo em filmes com histórias comuns ele consegue escapar do estigma.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Tem problemas mesmo e estereótipos, mas, no geral, ele consegue construir uma história leve e envolvente que se preocupa em não julgar suas personagens, apesar de tudo. Acho interessante, ainda que também não seja das maiores fãs da obra, nem do diretor.

bjs

Hugo disse...

Amanda - A história é realmente leve e nos faz se envolver, mas por outro lado, algumas sequências são bobas.

Bjos