quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Ameaça Terrorista

Ameaça Terrorista (Unthinkable, EUA, 2010) – Nota 7
Direção – Gregor Jordan
Elenco – Samuel L. Jackson, Carrie Anne Moss, Michael Sheen, Stephen Root, Lora Kojovic, Martin Donovan, Gil Bellows, Benito Martinez, Vincent Laresca, Holmes Osborne, Brandon Routh, Michael Rose.

Um cidadão americano convertido ao islamismo (Michael Sheen) posta um vídeo ameaçando explodir três bombas atômicas em locais diferentes do país. Pouco tempo depois ele é preso, mas se nega a informar onde estão escondidas as bombas, que conforme sua ameaça, estão programadas para explodir em três dias. 

O governo americano entrega o problema ao exército, que decide utilizar um negociador clandestino conhecido como H (Samuel L. Jackson) para pressionar o terrorista. Os métodos violentos do sujeito entram em choque com a equipe da CIA comandada pela agente Helen Brody (Carrie Anne Moss). Com o passar dos dias e a resistência do terrorista em entregar os locais das bombas, os negociadores precisam decidir entre arriscar a vida de milhões ou tomar medidas drásticas que ferem o limite moral. 

É um filme que precisa ser analisado em dois aspectos. Para um crítico conservador, o roteiro será visto pelas várias falhas, como por exemplo o mal desenvolvimento dos coadjuvantes e algumas decisões inverossímeis em se tratando de uma situação extremamente delicada. 

Por outro lado, as discussões entre o trio de personagens principais e as cenas de tortura resultam numa crescente tensão da narrativa que deixa o espectador em dúvida sobre a veracidade das bombas até a parte final. 

A história ainda coloca em discussão a questão do uso da tortura em casos extremos. Até onde uma autoridade poderia ir para arrancar a verdade de um terrorista e impedir um atentado? Algumas sequências são assustadoras. 

É um filme muito mais interessante pela discussão do tema e a tensão, do que pela qualidade do roteiro.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Hugo, eu acho que para arrancar a verdade e salvar montes de pessoas, qualquer tortura é válida.
O filme, não teria vontade de vê.

Hugo disse...

Liliane - O foco do filme é este, qual o limite da pressão.