terça-feira, 22 de novembro de 2016

A Primeira Página & Amigos, Amigos, Negócios a Parte


A Primeira Página (The Front Page, EUA, 1974) – Nota 7,5
Direção – Billy Wilder
Elenco – Jack Lemmon, Walter Matthau, Susan Sarandon, Vincent Gardenia, David Wayne, Austin Pendleton, Allen Garfield, Charles Durning, Herb Edelman, Harold Gould, Dick O’Neill.

Chicago, 1929. Hildy Johnson (Jack Lemmon) é o principal repórter de um tabloide comandado por Walter Burns (Walter Matthau). Na véspera do enforcamento de um sujeito que matou um policial, Hildy pede demissão do emprego para se casar com uma jovem (Susan Sarandon). Desesperado por perder seu melhor funcionário no dia em que mais precisava dele, Burns tenta de tudo para mudar a decisão de Hildy.

Mesmo sem ter a mesma qualidade de outros trabalhos, o diretor Billy Wilder ainda consegue fazer o espectador rir em algumas sequências nesta comédia que é uma crítica a atuação da imprensa e das autoridades. A imprensa é retratada como mentirosa e manipuladora, fato que Wilder já havia abordado no ótimo e sério “A Montanha dos Sete Abutres”.

Os diálogos rápidos e repletos de ironia eram marcas registradas de Wilder, aqui valorizados pelo ótimo elenco. Walter Matthau está impagável como o editor canalha e Jack Lemmon perfeito como o repórter que se considera uma celebridade. Entre os coadjuvantes, o destaque fica para o xerife medroso e mentiroso vivido por Vincent Gardenia e o estranho condenado interpretado por Austin Pendleton. Por outro lado, uma ainda jovem Susan Sarandon funciona apenas como enfeite feminino na trama.

Amigos, Amigos, Negócios a Parte (Buddy Buddy, EUA, 1981) – Nota 6,5
Direção – Billy Wilder
Elenco – Jack Lemmon, Walter Matthau, Paula Prentiss, Klaus Kinski, Dana Elcar, Michael Ensign.

Trabucco (Walter Matthau) é um assassino profissional contratado para matar três testemunhas de um caso de corrupção. Ele consegue eliminar duas pessoas, porém o terceiro alvo é o mais complicado por causa da ação das autoridades, que escondem o sujeito e colocam dezenas de policiais em frente ao edifício do tribunal. Para dificultar ainda mais seu trabalho, Trabucco cruza o caminho do temperamental Victor Clooney (Jack Lemmon), que ameaça cometer suicídio caso sua esposa não aceite uma reconciliação. 

Este longa foi o último trabalho como diretor do grande Billy Wilder. Mesmo inferior a seus filmes anteriores, a história ainda apresenta alguns momentos engraçados, principalmente na relação entre Lemmon e Matthau. A ingenuidade do personagem de Lemmon é o contraponto ao mal humor e a ironia de Matthau. 

Um ponto que na época deve ter sido mais engraçado do que hoje, são as sequências em que entra em cena o médico picareta especialista em sexualidade interpretado pelo maluco Klaus Kinski. 

O filme vale como curiosidade e também para os fãs de Billy Wilder.

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

"A Primeira Página" é bom, mas "Amigos, Amigos, Negócios a Parte" é apenas mediano. Mas nada mal para o início do fim da carreira de um grande diretor. Wilder era um gênio como roteirista e existem muitos trabalhos seus que o roteiro faz compensar quando a direção não é tão genial. De qualquer forma, entregou grandes obras cinematográficas. Mas depois dos anos 60 sua melhor fase já havia passado.

Abraço

Hugo disse...

Rodrigo - A carreira de Wilder é fantástica. Estes últimos trabalhos são interessantes, mas realmente ficam abaixo das grandes obras do diretor.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Esse A primeira página eu vi e só lembrei com seu comentário.

Hugo disse...

Liliane - São filmes antigo que já passaram na tv aberta.