sábado, 17 de maio de 2014

Substitutos

Substitutos (Surrogates, EUA, 2009) – Nota 6
Direção – Jonathan Mostow
Elenco – Bruce Willis, Radha Mitchell, Rosamund Pike, James Cromwell, Ving Rhames, Boris Kodjoe, James Francis Ginter, Jack Noseworthy, Michael Cudlitz, Devin Ratray.

Em futuro próximo, um cientista (James Cromwell) desenvolveu robôs idênticos aos humanos para substituí-los no dia a dia. A pessoa normal pode ficar deitada em sua casa comandando seu substituto através do pensamento, com seu cérebro ligado direto ao robô. 

Quando o filho do cientista é assassinado, o FBI envia uma dupla de agentes para investigar o caso. Greer (Bruce Willis) e Peters (Radha Mitchell), utilizando seus substitutos, acreditam que o assassinato está ligado a uma nova arma que destrói os robôs e que pode cair nas mãos de um sujeito conhecido como o Profeta (Ving Rhames), que lidera um grupo de humanos que vive numa área demarcada onde não aceitam a entrada dos robôs. Greer ainda passa por uma crise com a esposa (Rosamund Pike), que se afastou dele após uma tragédia e hoje convive com o marido apenas através do seu substituto. 

Mesmo com um premissa bem interessante que tenta fazer uma crítica a utilização exagerada da tecnologia, fato que deixa o contato humano em segundo plano, esta ficção falha pelo roteiro fraco e previsível, a narrativa irregular e até mesmo as cenas de ação que não empolgam. 

O elenco de nomes conhecidos pouco se esforça para melhorar o filme, inclusive o astro Bruce Willis mais um vez atuando no piloto automático. 

O diretor Jonathan Mostow fez filmes melhores como “O Exterminador do Futuro 3” e “U-571- A Batalha do Atlântico”.  

5 comentários:

Pedrita disse...

não me animei. beijos, pedrita

Amanda Aouad disse...

Verdade, é daquele típico filme que desperdiça uma boa ideia, não aprofunda o tema, constrói cenas óbvias. Poderia ser muito mais.

bjs

Hugo disse...

Pedrita - Está longe de ser um grande filme.

Amanda - Faltou talento aos envolvidos.

Bjos

Gilberto Carlos disse...

Acho que o Bruce Willis anda trabalhando demais.

Hugo disse...

Gilberto - E muitas de suas escolhas são ruins.

Abraço