sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ghost - Do Outro Lado da Vida

Ghost – Do Outro Lado da Vida (Ghost, EUA, 1990) – Nota 7,5
Direção – Jerry Zucker
Elenco – Patrick Swayze, Demi Moore, Whoopi Goldberg, Tony Goldwyn, Rick Aviles.

O casal Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore) vive feliz em seu apartamento em Manhattan. Quando Sam descobre que no banco onde trabalha alguém está desviando dinheiro, sua suspeita recai sobre o colega Carl (Tony Goldwyn), que a princípio se mostra com vontade de ajudá-lo a investigar o golpe. Sam diz que pretende verificar sozinho e vai para casa onde encontra a esposa e sai novamente para jantar. Após saírem de um restaurante, um desconhecido (Rick Aviles) ataca o casal e assassina Sam com um tiro. 

No momento da morte, o espírito de Sam sai do corpo e fica numa espécie de limbo, onde pode ver e ouvir a todos, mas pessoa alguma o vê. O espírito desesperado tenta se aproximar da esposa sem sucesso e acaba descobrindo que ela pode ser o próximo alvo do assassino que foi contratado por Carl. Sem saber o que fazer, por acaso o espírito de Sam encontra a vidente picareta Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), que finge ouvir os mortos, mas que descobre ser capaz de se comunicar com Sam, se transformando no elo entre o espírito e sua esposa Molly. 

Este despretensioso longa resultou num inesperado sucesso de bilheteria e alavancou as carreiras de Demi Moore Patrick Swayze e Whhopi Goldberg. Ninguém acreditaria que um drama com elementos de sobrenatural dirigido por Jerry Zucker poderia fazer sucesso, já que Zucker era um diretor de comédias escrachadas que tinha feito carreira junto com o irmão David e com o amigo Jim Abrahams. Juntos eles comandaram sucessos como “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu”, “Top Secret” e “Corra que a Polícia Vem Aí”. 

Alguns pontos foram fundamentais para a grande aceitação do público. A história de amor embalada por um trilha sonora marcante, a química entre Swayze e Moore, além da sensacional atuação de Whoopi Goldberg, que consegue fazer o público rir em várias sequências e se emocionar na parte final. O papel rendeu um merecido Oscar de Atriz Coadjuvante para Goldberg. O roteiro original de Bruce Joel Rubin também ganhou o prêmio. Vale destacar também o estranho e já falecido Vincent Schiavelli como o atormentado fantasma do metrô.    

9 comentários:

Gustavo disse...

Prefiro Além da Eternidade, que tem premissa parecida, mas é inegável que Ghost é um filme que também cativa. Moore e Swayze e Goldberg estão ótimos, a música é linda e tudo mais.

Pedrita disse...

volte e meia reprisa na tv a cabo e sempre dá bom ibope. beijos, pedrita

Emerson disse...

Um Clássico do cinema! O maior destaque é a química entre Demi Moore e Patrick Swayze, além é claro da canção Unchained Melody!!!

Abraço!!!

Hugo disse...

Gustavo - Além da Eternidade tem uma trama de amor mais poética.

Pedrita - Na tv aberta então já passou dezenas de vezes.

Emerson - A trilha sonora ajudou bastante no sucesso do filme.

Abraço


Amanda Aouad disse...

Vi Ghost no cinema e diversas outras na televisão, VHS, etc, rs. Na época, a história me encantava, o amor dos dois, a trilha sonora, Whoopi Goldberg. Revendo hoje, vejo que ele envelheceu mal, mas ainda tem seus encantos. A parte da comédia é o que continua sendo o ponto alto para mim.

bjs

Gilberto Carlos disse...

Um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde.

Hugo disse...

Amanda - Muito do sucesso está interpretação de Whoopi Goldberg.

Gilberto - Sem dúvida.

Abraço

Jefferson C. Vendrame disse...

Ghost é fantástico. Sem dúvidas um clássico do cinema mais recente. Interpretações comoventes, uma trilha sonora tocante (não me refiro unicamente a Unchained Melody mas a todas as demais músicas incidentais) um romance puro e atemporal. Na minha opinião não envelheceu mal de forma alguma.

Hugo disse...

Jefferson - O curioso é que foi uma produção sem pretensões que acerto em cheio o alvo. Realmente já é um clássico.

Abraço