sábado, 24 de maio de 2014

Eu Vi o Diabo

Eu Vi o Diabo (Akmareul Boatda, Coréia do Sul, 2010) – Nota 8
Direção – Kim Jee Woon
Elenco – Byung Hun Lee, Min Sik Choi, In Seo Kim, Seung Ah Yoon, Chun Ho Jin.

Uma jovem está parada num local isolado com o pneu do carro furado falando ao celular com o noivo Kim Soo Hyeon (Byung Hun Lee) enquanto espera o guincho. Uma van escolar se aproxima e o motorista, Kyung Chul (Min Sik Choi) desce do veículo e diz que pretende ajudá-la. A garota educadamente não aceita e o sujeito parece ir embora, mas retorna e a ataca violentamente. Dias depois a garota é encontrada desmembrada na beira de um rio. Seu noivo que é agente do serviço de inteligência da Coréia, jura vingança e decide investigar por conta própria, dando início a uma violenta caçada, transformando o predador Kyung Chul em vítima. 

Nos últimos dez anos o cinema brasileiro cresceu bastante tanto em qualidade como em quantidade de produções, porém na minha opinião os dois países que mais evoluíram nesta arte foram a Argentina e a Coréia do Sul. Os longas argentinos dispensam apresentações, são diversas produções de alto nível, pelo menos metade protagonizadas pelo astro Ricardo Darin. Enquanto o cinema argentino produz obras que atingem facilmente boa parte dos cinéfilos, as produções coreanas apresentam histórias fortes, muitas vezes tendo a vingança de algum personagem como premissa e quase sempre recheadas de violência. 

Dos filmes coreanos que assisti, este “Eu Vi o Diabo” é com certeza o mais violento. O jogo de gato e rato entre o agente e o psicopata é pontuado por várias cenas de sadismo, violência sexual e sangue para todos os lados. Mas diferente das produções estilo slasher onde o sangue jorrando é o ponto principal, aqui a violência é apenas um dos pilares da trama, que tem um roteiro que inclui ainda situações e personagens importantes como a caçada da polícia, a família da vítima e um outro psicopata que surge na parte final da trama. 

O diabo do título o espectador conhece logo no início do filme, mas a grande sacada do roteiro e fazer com que os papéis do policial e do psicopata se tornem muito parecidos a partir da metade da história. 

Por sinal, é necessário destacar as grandes atuações da dupla principal, com o jovem Byung Hun Lee muito bem como o sujeito frio e obcecado por vingança e Min Sik Choi sensacional como o psicopata, confirmando seu talento num papel ainda melhor do que seu trabalho no famoso “Old Boy”. 

O resultado é um ótimo longa, mas não indicaria para o espectador comum e muito menos para quem não gosta de filmes violentos.    

2 comentários:

Gustavo disse...

Realmente, o filme impacta, é violento. Estava gostando até chegar a parte dos esquartejadores de mulheres na mansão, achei excessivo e gratuito demais.

Hugo disse...

Gustavo - É um filme para pessoas de estômago forte.

Abraço