sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dia 2 - Melhor Sequência Inicial e Melhor Sequência Final


Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom, EUA, 1984) – Nota 10
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Harrison Ford, Kate Capshaw, Ke Huy Quan, Amrish Puri, Roshan Seth, Philip Stone, Roy Chiao, David Yip, Ric Young, Dan Aykroyd.

Os Suspeitos (The Usual Suspects, EUA, 1995) – Nota 10
Direção – Bryan Singer
Elenco – Stephen Baldwin, Gabriel Byrne, Kevin Spacey, Chazz Palminteri, Kevin Pollak, Benicio Del Toro, Pete Postlethwaite, Suzy Amis, Giancarlo Sposito, Dan Hedaya, Paul Bartel.

Na escolha da Melhor Sequência Inicial, lembrei de outros três filmes que merecem destaque. O mais antigo é o clássico "A Marca da Maldade" dirigido por Orson Welles, que começa com o casal Charlton Heston (que interpreta um policial mexicano) e Janet Leigh atravessando a fronteira dos México com os Estados Unidos, andando em paralelo com um automóvel. A sequência sem cortes termina com uma bomba explodindo o carro. 

A segunda sequência que merece destaque é do filme "Olhos de Serpente", em que a câmera de Brian De Palma segue sem cortes durante oito minutos o personagem de Nicolas Cage dentro de um ginásio onde ocorrerá um luta de boxe, culminando com um nocaute forjado.

A sequência inicial que me deixou em dúvida foi a de "O Resgate do Soldado Ryan". A sensação de medo e angústia dos soldados americanos desembarcando na praia no Dia D, tendo enfrentar os nazistas e suas metralhadoras, se transforma num banho de sangue que deixa no espectador um sentimento de horror e perplexidade.

Escolhi "Indiana Jones e o Templo da Perdição" pela sequência inicial misturar várias situações. Começa com um número musical em um restaurante em Shangai, mostrando em seguida a chegada de  Indiana Jones (Harrison Ford) que arruma uma tremenda confusão com um gângster chinês por causa de um diamante, com direito a envenenamento, brigas e  Indiana matando um bandido com um espeto de assar frango. A sequência fica mais engraçada quando Indiana, a cantora Willie Scott (Kate Capshaw, esposa de Spielberg) e o garoto Short Round (Ke Huy Quan) fogem de carro pela cidade, com o menino dirigindo o automóvel com uma caixa amarrada ao sapato para alcançar os pedais, finalizando com o trio saltando de um avião sem piloto utilizando um bote salva-vidas como paraquedas. Nada menos que sensacional.

Na escolha de Melhor Sequência Final também lembrei de dois outros filmes. Minha menção honrosa vai para duas sequências finais traumáticas. A primeira é a de "Seven", com a reação do personagem de Brad Pitt ao descobrir o que está dentro da caixa entregue pelo vilão Kevin Spacey. A segunda menção vai para provavelmente o final mais cruel da história do cinema, com o desespero do personagem de Thomas Jane na última cena do apocalíptico "O Nevoeiro".

Assim que lembrei de "Os Suspeitos" não tive dúvidas, o sensacional roteiro que cita durante todo o filme o assustador Keyzer Soze sem que ninguém saiba quem é o sujeito, deixa o espectador de boca aberta aos ligar os diversos pontos da história na sequência final. O filme é uma aula de como dar um nó na cabeça do espectador, algo semelhante ao ótimo "O Sexto Sentido". A interpretação de Kevin Spacey é sensacional, coroando um ano fantástico em sua carreira, quando também interpretou o vilão de "Seven".

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

O cinema tem ótimas sequências iniciais. Citou aí "A Marca Da Maldade" que é o cult por excelência, mas diferente de você, eu escolheria a sequência inicial de outro Indiana Jones (Os Caçadores Da Arca Perdida) é simplesmente lindo! Espírito de matinê. "O Templo Da Perdição" tem várias cenas montanha-russa que não acaba...

"Os Suspeitos" foi muito bem escolhido. Um final inquietante até hoje, mas que é mágico quando assistimos pela primeira vez. Kevin Spacey magistral neste papel.

Abs.

Fabiane Bastos disse...

UAU!Ótimas opções não conseguiria fazer uma escolha dessas.

Maxwell Soares disse...

Muito bom teu blogger, cara. Gosto de cinema e literatura. Claro, não tinha como não apreciar o seu espaço,aqui. Só há um problema: você é Palmeiras, cara. Eu sou o atual campeão brasileiro. Sem muitos delongas. Um abraço...

Hugo disse...

Rodrigo - Concordo que a sequência inicial de "Os Caçadores da Arca Perdida" também é sensacional, mas por gosto pessoal prefiro "O Templo da Perdição".

Fabiane - Valeu pela visita.

Maxwell - Não se preocupe, o blog recebe torcedores de qualquer time, até mesmo do seu...rs

Abraço a todos