quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Última Noite

A Última Noite (25th Hour, EUA, 2002) – Nota 7,5
Direção – Spike Lee
Elenco – Edward Norton, Philip Seymour Hoffman, Barry Pepper, Rosario Dawson, Anna Paquin, Brian Cox.

O traficante Monty Brogan (Edward Norton) foi condenado a sete anos de cadeia e tem apenas um dia para aproveitar e reavaliar sua vida, antes de se apresentar na prisão para cumprir a pena. 

Nesta jornada, Monty tenta aparar arestas de sua vida, como o relacionamento com o pai (Brian Cox) um bombeiro aposentado hoje dono de um pub, que não se conforma com a escolha do filho e a dúvida se foi sua namorada (Rosario Dawson) quem o delatou para o polícia. Além disso, seus dois melhores amigos, Frank (Barry Pepper) e Jacob (Philip Seymour Hoffman) tentam dar uma feliz noite de despedida ao amigo. 

Este longa foi o primeiro filmado nas ruas de Nova York após os atentados de 11 de Setembro, com Spike Lee utilizando o cenário natural da cidade, inclusive o Marco Zero do World Trade Center, para contar uma história triste de reflexão sobre erros cometidos. 

Além do clima melancólico e a direção segura de Lee, outro ponto de destaque é a atuação do elenco, principalmente o trio, com Edward Norton criando um personagem que acaba aceitando ter de pagar pelos erros, Barry Pepper como o yuppie que pensa apenas em diversão e Philip Seymour Hoffman como o sujeito preocupado com a situação do amigo. 

Uma cena que chama a atenção é quando o personagem de Norton tem um monólogo na frente de um espelho e após uma explosão de ódio, aceita que ele é único culpado pela própria situação. 

Um trabalho de Spike Lee um pouco diferente de sua filmografia normal, mas que vale a sessão.

2 comentários:

Emerson disse...

Esse filme é muito bom!!! Ótima atuação de Edward Norton, destaque para o roteiro também.

Hugo disse...

Emerson - É um trabalho sensível de Spike Lee.

Abraço