terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jogos Mortais V, VI e Final


Jogos Mortais V (Saw V, EUA, 2008) – Nota 5,5
Direção – David Hackl
Elenco – Tobin Bell, Costas Mandylor, Scott Patterson, Betsy Russell, Mark Rolstom, Julie Benz, Meagan Good, Greg Bryk.

Jigsaw (Tobin Bell) morreu, mas deixou como discípulo o policial Hoffman (Costas Mandylor), que ao final do longa anterior forjou a salvamento de um menina para se transformar em herói. Ele não contava que o agente Strahm (Scott Patterson) também conseguisse se salvar das armadilhas de Jigsaw. Em recuperação, o agente Strahn é afastado do caso, mas desconfiado resolve investigar por conta própria e descobre que Hoffman pode ser o parceiro oculto de Jigsaw. Em paralelo, um outro grupo de cinco pessoas que não se conhecem, mas tem alguma ligação entre si, acorda preso dentro de um local repleto de armadilhas mortais. 

Comparado aos filmes anteriores, este é o mais fraco. Tem um roteiro ruim, onde até mesmo a reviravolta final não traz supresas. O elenco é o mais fraco também, principalmente por deixar grande parte das cenas com o canastrão Costas Mandylor. Até mesmo a criatividades das mortes parece estar acabando. Como ponto interessante, as cenas que explicam a ligação de Jigsaw com o policial Hoffman e o carisma sinistro do próprio Jigsaw.

Jogos Mortais VI (Saw VI, Canadá / EUA /  Inglaterra / Austrália, 2009) – Nota 6
Direção – Kevin Greutert
Elenco – Tobin Bell, Costas Mandylor, Mark Rolston, Betsy Russell, Shawnee Smith, Peter Outerbrige, Athena Karkanis, Samantha Lemole, George Newbern.

O policial Hoffman (Costas Mandylor) acredita estar chegando ao fim a missão que Jigsaw (Tobin Bell) deixou para ele após morrer. Porém Jigsaw deixou também uma caixa com instruções pa sua mulher Jill (Betsy Russell). Além disso, o chefe de polícia Erickson (Mark Rolston) investiga os crimes de Jigsaw e acredita que exista um cúmplice. Em paralelo, o executivo William Easton (Peter Outerbdrige) é a nova vítima dos jogos macabros de Jigsaw, tendo de passar por alguns desafios para tentar salvar algumas pessoas, entre elas sua esposa e filho. 

Esta continuação é um pouco melhor que a parte V, tendo um roteiro mais interessante (apesar dos absurdos) e criatividade nos jogos que o personagem do executivo precisa enfrentar. O filme também tem duas sequências que estão entre as mais sangrentas de toda a série, a angustiante disputa inicial entre um homem e uma mulher e a sequência final dentro de uma jaula.  

Jogos Mortais – O Final (Saw 3D, EUA, 2010) – Nota 5
Direção – Kevin Greutert
Elenco – Tobin Bell, Costas Mandylor, Betsy Russell, Cary Elwes, Sean Patrick Flanery, Chad Donella, Gina Holden.

O policial Hoffman (Costas Mandylor) conseguiu sobreviver a armadilha de Jill (Betsy Russell), a esposa de Jigsaw (Tobin Bell) e passa a persegui-la, além de ter ainda uma missão a completar. O alvo é o escritor Bobby Dagen (Sean Patrick Flanery) que escreveu um livro sobre como escapou das armadilhas de Jigsaw e está lucrando com o fato, porém sua história é uma grande mentira. 

Alardeado pelos produtores que seria o capítulo final, este longa é na minha opinião o pior da série. Ele tem uma sequência inicial sem ligação alguma com a história, para em seguida o roteiro criar uma verdadeira salada russa com direito a uma sessão de terapia entre os sobreviventes de Jigsaw e a inclusão totalmente sem sentido de um personagem policial da corregedoria que seria rival de Hoffman. 

Além disso, os produtores trouxeram de volta o personagem de Cary Elwes, um dos protagonistas do filme original e ainda deixaram um gancho para mais um filme. O boato é que os produtores do original, James Wan e Leigh Whannell (que também foi ator no original) desejam produzir mais um filme para encerrar a série de verdade. 

5 comentários:

Unknown disse...

Parei de ver no 2 essa serie, pq lembro q já tinha achado bem repetitivo, mas com certeza ela entra na lista das series cinematograficas com mais continuações.

Hugo disse...

Celo - Eu continuei seguindo a série, mesmo vendo que as sequências são cada vez mais fracas.

Abraço

Gilberto Carlos disse...

Ainda bem que essa "saga" acabou. Não aguentava mais.

Thomás R. Boeira disse...

Para mim, Jogos Mortais foi bom nos dois primeiros filmes. Depois virou uma desculpa para mostrar armadilhas cada vez mais terríveis, porque história é o que menos começou a importar.

Acho que V, VI e O Final foram os piores da franquia, principalmente o último.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com/

Hugo disse...

Gilberto - Pode ainda ter um oitavo filme.

Thomás - Concordo que as sequências foram piorando o nível é o até então último é o mais fraco de toda série.

Abraço