segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Chaga de Fogo

Chaga de Fogo (Detective Story, EUA, 1951) – Nota 8
Direção – William Wyler
Elenco – Kirk Douglas, Eleanor Parker, William Bendix, Cathy O'Donnell, Craig Hill, George Macready, Joseph Wiseman, Lee Grant, Gerald Mohr.

Este drama policial se passa durante um dia inteiro em uma delegacia. O personagem principal é o detetive durão James McLeod (Kirk Douglas), que carrega o ódio contra seu pai que fora uma bandido e por este motivo é impiedoso com as pessoas que praticaram algum crime, não interessando a gravidade. 

Neste dia várias situações chegam a delegacia, em sua maioria pequenos delitos, porém o assunto principal é a obsessão de McLeod em prender um médico (George Macready) que é acusado de ter provocado a morte de várias jovens grávidas. A situação é ainda mais complicada por causa de um segredo do passado entre o médico e a esposa de McLeod, a bela Mary (Eleanor Parker). 

Seguindo o estilo noir, o grande diretor William Wyler acerta em cheio na história de segredos e traumas do passado que influenciam o presente dos personagens, tendo com ponto principal a interpretação de Kirk Douglas. 

Um ótimo filme que em alguns momentos lembra um teatro filmado no melhor sentido do estilo e em outros parece um documentário policial. 

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Preciso assistir este. Wyler tem tantos exemplares.

Abs.

Paulo Telles disse...

William Wyler é um dos meus cineastas favoritos, e esta obra como tantas outras é indelével. Mas diferenciando de outros trabalhos do cineasta, tanto "Chagas de Fogo" como "Infâmia" conseguem sem dúvida polemizar, o que caracteriza que Wyler era um diretor a frente de seu tempo. Abraços.

Paulo Néry- Filmes Antigos Club Artigos
http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

Hugo disse...

Rodrigo - Ele teve um longa carreira, com filmes de qualidade.

Paulo - Wyler é um dos grandes mitos do cinema.

Abraço