quarta-feira, 20 de julho de 2011

Meia-Noite em Paris


Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris, EUA / Espanhas, 2011) – Nota 8
Direção – Woody Allen
Elenco – Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Kurt Fuller, Mimi Kennedy, Michael Sheen, Nina Arianda, Carla Bruni, Corey Stoll, Kathy Bates, Adrien Brody, Léa Seydoux.

Os noivos Gil (Owen Wilson) e Inez (Rachel McAdams) estão em Paris com os pais dela (Kurt Fuller e Mimi Kennedy), que bancaram a viagem. Logo percebemos que o casal é bem diferente entre si, Inez é fútil e pensa apenas em aproveitar o luxo da cidade as custas dos pais, enquanto Gil é um sonhador, que trabalha como roteirista mas deseja ser escritor e adora Paris. 

Quando eles encontram um casal de amigos dela, o arrogante Paul e a insossa Carol (Michael Sheen e Nina Arianda), Gil resolve passear sozinho pela cidade a noite, deixando a noiva com o casal. Como num passe de mágica, Gil é convidado para uma carona num carro antigo e acaba voltando para Paris dos anos vinte, cruzando com figuras como os escritores F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e T. S. Elliott, o pintor Picasso, o músico Cole Porter, Salvador Dali (um impagável Adrien Brody) entre tantos outros personagens da época, além da bela Adriana (Marion Cotillard), por quem ele se apaixona. 

O delicioso roteiro é um tiro certeiro de Woody Allen ao retratar com precisão as diferenças culturais entre duas épocas tão distintas. O roteiro brinca também com impressão que temos de que o passado é sempre melhor que o presente, além das sensacionais participações de personagens famosos interpretados de forma simpática. 

Os diálogos são sempre um caso a parte nos trabalhos de Allen, aqui algumas falas são sensacionais, como quando personagem de Owen Wilson tenta dar a dica ao diretor espanhol Luis Buñuel para filmar o clássico “O Discreto Charme da Burguesia” ou ainda quando a personagem de Gertrude Stein (Kathy Bates) compra por um valor muito baixo um quadro de Matisse. Estas cenas são exemplos de como muitas vezes o reconhecimento da genialidade de alguém vem anos após sua morte e que até mesmo a própria pessoa tinha dúvida do seu talento. 

Finalizando, podemos destacar a interpretação de Owen Wilson perfeito como o sujeito que vive um sonho, além da beleza e do talento de Marion Cottilard.

7 comentários:

Kuki Bertolini disse...

To com muita vontade de ver esse filme,Hugo!eu curto muito o Owen e gostei da ideia de vê-lo num filme do Woddy.Boa dica!Abraços!! =D

Amanda Aouad disse...

Um filme delicioso de acompanhar. Woody Allen em grande momento, mostrando uma Paris linda como nunca, em uma história mágica. Até Owen Wilson conseguiu nos surpreender.

bjs

Gabriel Neves disse...

Esse filme é incrível, Woody Allen fez um dos seus melhores filmes dos anos 2000 aqui. Tudo é um primor, desde o belíssimo cenário até o elenco que acerta no tom.
Abraços.

Hugo disse...

Kuki - É um ótimo filme, assista.

Amanda - Woody Allen escolheu a dedo as belas locações em Paris.

Gabriel - Com certeza, é um dos grandes trabalhos de Allen dos últimos anos.

Abraço

Kuki Bertolini disse...

ameiii esse filme!!muito legal mesmo!!valew a dica!!quando puder,passa lá no blog!postei um clássico bem bacana!!abraços,Hugo!! =D

Hugo disse...

Kuki - É bom saber que gostou do filme.

Abraço

Thomás R. Boeira disse...

Um filmaço!
Uma história adorável com diálogos inteligentes escritos por Woody Allen.

Abraço,
Thomás
http://www.brazilianmovieguy.blogspot.com/