Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris, EUA / Espanhas, 2011) – Nota 8
Direção – Woody Allen
Elenco – Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Kurt Fuller, Mimi Kennedy, Michael Sheen, Nina Arianda, Carla Bruni, Corey Stoll, Kathy Bates, Adrien Brody, Léa Seydoux.
Os noivos Gil (Owen Wilson) e Inez (Rachel McAdams) estão em Paris com os pais dela (Kurt Fuller e Mimi Kennedy), que bancaram a viagem. Logo percebemos que o casal é bem diferente entre si, Inez é fútil e pensa apenas em aproveitar o luxo da cidade as custas dos pais, enquanto Gil é um sonhador, que trabalha como roteirista mas deseja ser escritor e adora Paris.
Quando eles encontram um casal de amigos dela, o arrogante Paul e a insossa Carol (Michael Sheen e Nina Arianda), Gil resolve passear sozinho pela cidade a noite, deixando a noiva com o casal. Como num passe de mágica, Gil é convidado para uma carona num carro antigo e acaba voltando para Paris dos anos vinte, cruzando com figuras como os escritores F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e T. S. Elliott, o pintor Picasso, o músico Cole Porter, Salvador Dali (um impagável Adrien Brody) entre tantos outros personagens da época, além da bela Adriana (Marion Cotillard), por quem ele se apaixona.
O delicioso roteiro é um tiro certeiro de Woody Allen ao retratar com precisão as diferenças culturais entre duas épocas tão distintas. O roteiro brinca também com impressão que temos de que o passado é sempre melhor que o presente, além das sensacionais participações de personagens famosos interpretados de forma simpática.
Os diálogos são sempre um caso a parte nos trabalhos de Allen, aqui algumas falas são sensacionais, como quando personagem de Owen Wilson tenta dar a dica ao diretor espanhol Luis Buñuel para filmar o clássico “O Discreto Charme da Burguesia” ou ainda quando a personagem de Gertrude Stein (Kathy Bates) compra por um valor muito baixo um quadro de Matisse. Estas cenas são exemplos de como muitas vezes o reconhecimento da genialidade de alguém vem anos após sua morte e que até mesmo a própria pessoa tinha dúvida do seu talento.
Finalizando, podemos destacar a interpretação de Owen Wilson perfeito como o sujeito que vive um sonho, além da beleza e do talento de Marion Cottilard.
7 comentários:
To com muita vontade de ver esse filme,Hugo!eu curto muito o Owen e gostei da ideia de vê-lo num filme do Woddy.Boa dica!Abraços!! =D
Um filme delicioso de acompanhar. Woody Allen em grande momento, mostrando uma Paris linda como nunca, em uma história mágica. Até Owen Wilson conseguiu nos surpreender.
bjs
Esse filme é incrível, Woody Allen fez um dos seus melhores filmes dos anos 2000 aqui. Tudo é um primor, desde o belíssimo cenário até o elenco que acerta no tom.
Abraços.
Kuki - É um ótimo filme, assista.
Amanda - Woody Allen escolheu a dedo as belas locações em Paris.
Gabriel - Com certeza, é um dos grandes trabalhos de Allen dos últimos anos.
Abraço
ameiii esse filme!!muito legal mesmo!!valew a dica!!quando puder,passa lá no blog!postei um clássico bem bacana!!abraços,Hugo!! =D
Kuki - É bom saber que gostou do filme.
Abraço
Um filmaço!
Uma história adorável com diálogos inteligentes escritos por Woody Allen.
Abraço,
Thomás
http://www.brazilianmovieguy.blogspot.com/
Postar um comentário