Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth, EUA, 2006) – Nota 8
Direção – Davis Guggenheim
Documentário com Al Gore
Após perder a polêmica eleição para presidente americano em 2000 para George W. Bush, Al Gore que fora vice-presidente nos dois mandatos de Bill Clinton, resolveu voltar todas as suas forças e prestigio para alertar o mundo sobre o aquecimento global.
Desde os anos setenta quando entrou para a vida política, Gore sempre deu palestras sobre o perigo da destruição do meio ambiente e após as eleições de 2000 começou a viajar o mundo mostrando as terríveis conseqüências do aquecimento global e o que deveria ser feito para reverter ou pelo menos minimizar este quadro.
O documentário mostra toda a produção da palestra de Gore, onde ele explica porque na última década aumentou e muito o número de furações, enchentes, secas e outros tipos de tragédia, através de slides, vídeos e projeções, de uma forma didática, porém sem ser cansativa.
Entre os temas abordados no documentário, Gore cita o exemplo do Furacão Katrina como uma conseqüência da degradação do meio ambiente e ainda a questão do Protocolo de Kyoto que o governo americano se negou a aderir, com certeza pela pressão e lobby das grandes corporações que financiam políticos e não tem o mínimo interesse de aumentar seu gastos para diminuir a emissão de gases, o principal vilão no aquecimento global.
Pela importância do tema, é um documentário que merece ser visto por todos e principalmente nas escolas, para que se formem pessoas que tenham uma consciência maior sobre a importância da preservação do meio ambiente.
4 comentários:
otimo documentário. Ótimo conteúdo. Assisti em uma aula de ética...seria interessante se tornar vital uma mostra com este filme em todas as ecolas.
Tiago - É um belo trabalho que merece ser visto por todos.
Abraço
O tema Aquecimento Global por mais cansado que esteja sempre da pano pra anga,mas o documentario do Gore é legal mesmo.Deveria ser mostrado em escolas para alertar as crianças.
http://acidonatela.blogspot.com/
Ácido - Sem dúvida, é uma tema extremamente importante para ser divulgado.
Abraço
Postar um comentário