segunda-feira, 21 de março de 2011

Crash - No Limite


Crash – No Limite (Crash, EUA, 2004) – Nota 9
Direção – Paul Haggis
Elenco – Don Cheadle, Matt Dillon, Sandra Bullock, Brendan Fraser, Jennifer Esposito, Michael Peña, Terrence Howard, Thandie Newton, Chris Ludacris Bridges, Larenz Tate, Ryan Phillippe, Shaun Tobb, Keith David, Loretta Devine, Tony Danza, Karina Arroyave, William Fichtner, Nona Gaye, Daniel Dae Kim, Bahar Soomekh.

Em Los Angeles, vários personagens de diversas etnias e classes sociais tem seus destinos cruzados em pouco mais de um dia, numa história que mistura riqueza, pobreza, violência, racismo e preconceito. 

São pequenas histórias que começam com um promotor (Brendan Fraser) e sua esposa dondoca (Sandra Bullock) tendo seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros (Chris Ludacris Bridges e Larenz Tate), ao mesmo tempo em que uma família de origem árabe (o pai Shaun Tobb e a fila Bahar Soomekh) tem sua loja assaltada e destruída. Estes dois fatos estão ligados pelo personagem do chaveiro hispânico (Michael Peña), que é tratado mal tanto pelo pai árabe que não quer seu serviço, como pela esposa do promotor quando ele vai trocar as chaves da casa desta e esposa mimada o vê como um deliquente, quando na verdade o jovem chaveiro deseja apenas trabalhar para sustentar sua família. 

Em paralelo, o casal negro bem sucedido (Terrence Howard e Thandie Newton) é parado na estrada e tratado como suspeito por uma dupla de policiais, o veterano racista (Matt Dillon) que humilha a mulher e o novato inseguro (Ryan Phillipe). Por final, um detetive negro (Don Cheadle) tem um irmão bandido e um caso com uma colega latina (Jennifer Esposito). 

Ao cruzar estas histórias, o ótimo roteiro do diretor Paul Haggis mostra como as diferenças sociais e raciais ainda são complicadas no mundo atual, criando barreiras para convivência e situações absurdas, apenas por que alguns julgam o semelhante pela cor da pele, sotaque ou classe social. 

O elenco recheado de personagens está perfeito, até mesmo atores contestados como Brendan Fraser e Matt Dillon acertam no tom dos papéis, cada um criando personagens próximos da realidade, onde muitas vezes o lado do preconceito e da violência se tornam a característica principal do sujeito.

5 comentários:

Equipe Cinema Detalhado disse...

Este foi muito contestado, mas eu considero um ótimo filme!

Amanda Aouad disse...

Também gosto muito desse filme. O roteiro e a forma como liga os diversos mundo é mesmo ótimo.

bjs

! Marcelo Cândido ! disse...

O último filme decente com essa pegada de várias histórias que se cruzam
!!!

Hugo disse...

Cinema Detalhado - Concordo, é um ótimo trabalho.

Amanda - O roteiro é perfeito.

Marcelo - Muitas vezes seguem esta linha, mas poucos acertam na roteiro.

Abraço a todos

Edson Cacimiro disse...

Roteiro perfeito, o filme é muito bom, quando assisti não pensei que fosse gostar tanto, a direção dos atores também está excelente.