Albergue Espanhol (L’Auberge Espagnole, França / Espanha, 2002) – Nota 7,5
Direção – Cédric Klapisch
Elenco – Romain Duris, Judith Godreche, Audrey Tautou, Cécile de France, Kelly Reilly, Cristina Brondo, Federico D’Anna, Barnaby Metschurat, Christian Pagh, Kevin Bishop, Xavier De Guillebon.
O jovem francês Xavier (Romain Duris) quando criança sonhava ser escritor, porém agora com influência do pai resolveu cursar economia e para conseguir um emprego burocrático no governo, precisa aprender espanhol. Xavier entra num programa de intercâmbio e viaja para Barcelona onde passará um ano estudando. Sua namorada Martine (Audrey Tautou) fica extremamente chateada e mesmo em dúvida, Xavier segue em frente.
Em Barcelona, ele consegue vaga num apartamento com mais cinco estudantes de diferentes nacionalidades, além de se envolver com a bela e reprimida Anne Sophie (Judith Godreche), que é casada com um médico egocêntrico que fez amizade com Xavier no avião. Durante um ano Xavier passará por diversas situações, enfrentará as dificuldades da língua e o choque cultural, mudando completamente sua vida.
Esta diferente mistura de comédia e drama toca em temas como a globalização cultural, a dificuldade em se manter um relacionamento a distância e principalmente nas experiências da juventude. O protagonista vivido por Romain Duris espelha bem esta fase, assim com outros bons personagens como a namorada ciumenta de Audrey Tautou e a lésbica de Cécile de France.
Um retrato diferente e interessante sobre a juventude européia.
2 comentários:
Gostei muito do seu comentário. Realmente merece a nota! Um abraço e ótima semana.
Márcia - Obrigado pela visita, abraço.
Postar um comentário