sexta-feira, 16 de julho de 2010

Zeitgeist & Zeitgeist Addendum


Zeitgeist (Zeitgeist, EUA, 2007) – Nota 8,5
Direção – Peter Joseph

Zeitgeist Addendum (Zeitgeist Addendum, EUA, 2008) – Nota 7
Direção – Peter Joseph

A palavra alemã "zeitgeist" significa algo como "o espírito da época ou do tempo em que vivemos".

Estes documentários dirigidos e produzidos pelo desconhecido Peter Joseph foram lançados diretamente na internet pelo Google Video e mostram um ponto de vista interessante em relação a alguns assuntos, sendo que o primeiro filme foi dividido em três partes.

A primeira parte analisa a história de Cristo, que aqui se diz baseada em deuses das religiões antigas, o que com certeza desagradará a muitos religiosos, principalmente quando defende a tese de que a tecnologia foi o que fez o homem evoluir e melhorar sua qualidade de vida e que as religiões em nada ajudaram nesse processo, apenas são usadas para controle de massas.

A segunda parte foca no 11 de setembro, que é mostrado como um golpe do governo americano para ter a opinião pública ao seu lado para iniciar as guerras ao Afeganistão e ao Iraque a princípio e contra outros países futuramente, como a Venezuela por exemplo.

A parte final liga a teoria da conspiração de 11 de setembro com outros fatos que deram início a guerras e golpes em outros países financiados pelo governo americano e pelas grandes corporações durante o século XX, com o intuito de lucrarem com os conflitos e deixando a idéia que existe um plano de um governo mundial no futuro.

A continuação foca principalmente no funcionamento do Sistema Monetário Americano (Reserva Federal), que domina o país e em consequência grande parte do mundo, fabricando dinheiro do nada e emprestando aos bancos que duplicam os empréstimos ao povo e aos países pobres, que são obrigados a retribuir com favores, como abertura de mercado para corporações que tem o interesse de explorar as riquezas do país, como petróleo, ouro, diamantes e tudo mais que tenha valor. Os governantes que tentam barrar estes favores são depostos e até asssassinados, como em vários exemplos históricos mostrados no documentário, inclusive com depoimento de um agente da CIA aposentado.

Aqui também é apresentado a idéia do chamado “Projeto Vênus”, onde um grupo de pessoas acredita que o ideal seria uma sociedade bem diferente do capitalismo, onde com a tecnologia e os recursos naturais, toda a população mundial pudesse viver dignamente, tendo acesso a alimentação, educação e saúde. Uma grande e bela utopia que os próprios defensores da idéia sabem ser impossível acontecer. Algo que marcou neste documentário é a frase de uma destas pessoas, que diz “numa sociedade que visa lucro, nunca haverá justiça”. Infelizmente uma grande verdade.

O primeiro documentário é mais ágil e como enfoca três temas fortes, prende a atenção do início ao fim. A sequência é um pouco mais cansativa, porém não deixa de ser interessante toda a explicação sobre as reservas de dinheiro mundial e como este sistema é frágil e cruel com a população.

Tenho certeza que muitas pessoas irão discordar dos temas desenvolvidos nestes documentários, entendo que algumas idéias possam ser fantasiosas, mas muito do que é falado aqui são verdades tristes e cruéis do mundo em que vivemos.

3 comentários:

Vitor Silos disse...

Eu já li sobre esse documentário outra vez e falaram muito bem, agora fiquei com vontade de ver, tentarei achá-lo.
Te adicionei ok?!

Vitor Silos
volverumfilme.blogspot.com

Rodrigo Mendes disse...

Obrigado por me apresentar.

Eu particularmente nao conhecia!

Abs,
Rodrigo

Hugo disse...

Vitor - Você conseguirá baixar o documentário facilmente, é só procurar no google.

Estou linkando seu blog aqui tb.

Rodrigo - Procure assistir, o documentário é bem interessante.

Abraço