O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, EUA, 1939) – Nota 9
Direção – Victor Fleming
Elenco – Judy Garland, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley, Frank Morgan, Billie Burke.
A pequena Dorothy (Judy Garland) vive numa fazenda no interior de Kansas, até que um tornado leva a garota, seu pequeno cão e sua casa para o Mundo de Oz. Neste local mágico ela terá de enfrentar a Bruxa Má do Oeste e com ajuda de um espantalho (Ray Bolger), um leão covarde (Bert Lahr) e o homem de lata (Jack Haley), irá atravessar a estrada dos tijolos amarelos para chegar a cidade da esmeralda e encontrar o Mágico de Oz (Frank Morgan), a única pessoa que pode ajudá-la a voltar para casa.
Clássico absoluto baseado num famoso livro Frank L. Baum, o longa foi feito num dos anos mais férteis da história do cinema, onde marcou época junto com produções como “O Morro dos Vento Uivantes”, “Gunga Din” e “E O Vento Levou” também dirigido por Victor Fleming, com um detalhe, tanto naquele clássico como aqui, outros diretores participaram das filmagens. Aqui consta que Richard Thorpe, George Cukor e King Vidor filmaram partes do longa.
As cenas originiais do início e do final do filme passadas no Kansas são em preto e branco, já o restante das cenas na Terra de Oz foram filmadas em technicolor.
Como curiosidade, existe a lenda de que ouvindo o clássico disco “The Wall” do Pink Floyd e assistindo ao filme “O Mágico de Oz”, as letras das músicas e a história do longa se encaixam perfeitamente. Não posso confirmar pois não fiz o teste, mas para quem tem curiosidade é um dica.
11 comentários:
Clássico!
:)
Abraço
Cinema as my World
Se fosse lançado hoje ainda seria aclamado pela crítica e um imenso sucesso. 'O Mágico de OZ' é atemporal e ficará na história pára sempre!
Seria interessante se em alguma edição em DVD do filme viesse como extra a opção de assistir ao filme mixado com o disco do Pink Floyd. Na internet vc encontra algumas mixagens amadoras, porém bem feitas, que misturam o filme com o disco.
http://cinemaemdvd.blogspot.com/
Clássico, mesmo, não sabia dessa lenda do Pink Floyd, deu curiosidade para conferir como é.
Adoro esse filme. Um clássico absoluto!
Abraços!
òtimo filme, realmente um clássico do cinema. A ideia de começar o filme em preto e branco e migrar para o colorido foi realmente sensacional. Grande trabalho q, ainda hoje, não perdeu o seu charme e encantamento.
Visitem
www.cinemaniac2008.blogspot.com
Nekas - Clássico mesmo.
Kahlil - Este dvd que vc imagina será interessante e com certeza venderia muito.
Amanda - Não sei quem foi o maluco que descobriu isso.
Ciro - O filme tem muitos fãs até hoje.
Thiago - Foi um forma extremamente inteligente de mostrar a mudança de local, algo semelhante com que Tim Burton faz em seus filmes.
Abraço a todos
'O Feiticeiro de Oz' é pura magia musical, belíssimo em cada cena, inspirador em cada mensagem.
5/5 Excelente!
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Roberto - Um destes clássicos que não perdem a força.
Abraço
Pára tudo, se vocês gostam de Mágico de Oz não percam a história com o Dark Side of the Moon do Pink Floyd, é realmente algo sensacional...
Nespoli - Ainda não tive esta experiência.
Abraço
O filme é bem diferente sim, eu achei legal. Principalmente pq não é situado nos EUA, o que geralmente acontece com esses tipos de filmes onde o "mundo" está sendo atacado.
Postar um comentário