O Grande Dragão Branco (Bloodsport, EUA, 1987) – Nota 7
Direção – Newt Arnold
Elenco – Jean Claude Van Damme, Donald Gibb, Leah Ayres, Norman Burton, Forest Whitaker, Bolo Yeung, Roy Chiao.
O lutador de artes marciais Frank Dux (Jean Claude Van Damme) é convidado para participar de um torneio ilegal em uma ilha, o “Kumitê”. Neste torneio lutadores das mais diversar artes marciais se reúnem para ver quem é o melhor. O atual campeão é Chong Li (Bolo Yeung) que pretende manter seu título a todo custo.
Dizem que o fime é baseado em fatos reais e que realmente existiu um Frank Dux, mas mesmo que seja mentira, o longa é competente ao mostrar lutas violentas e bem coreografadas. Já o roteiro é quase uma cópia do clássico “Operação Dragão” com Bruce Lee.
O filme tem como destaque ter Van Damme em seu primeiro papel principal no cinema, dando pistas que poderia ser tornar grande astro de ação, o que em parte se confirmou, mas infelizmente o vício nas drogas atrapalhou e muito sua carreira.
Como curiosidade temos Forest Whitaker num papel de coadjuvante, como um policial que investiga o torneio. Como na época ele já havia tido papéis pequenos em “Platoon” e “Bom Dia Vietnã”, considero estranha sua participação neste filme.
3 comentários:
O Grande Dragão Branco é um clássico da minha infância, hehe, adorava os golpes de Van Damme.
Amanda - Eu tb assisti muitos filmes do Van Damme.
Esse é um daqueles filmes que eu jamais esquecerei, haha. Clássico da sessão da tarde. É um filme folclórico, e esse status supera qualquer aspecto técnico.
Cinema para Desocupados
Postar um comentário