Caçadores de Emoção (Point Break, EUA, 1991) – Nota 8
Direção – Kathryn Bigelow
Elenco – Patrick Swayze, Keanu Reeves, Gary Busey, Lori Petty, John C. McGinley, James LeGros, John Philbin.
Numa cidade praiana da Califórnia uma quadrilha comete diversos assaltos usando máscaras de ex-presidentes americanos. O FBI suspeita que a quadrilha é formada por surfistas e envia o jovem agente Johnny Utah (Keanu Reeves) para se infiltrar na comunidade surfista e tentar descobrir os responsáveis pelos crimes. Sem saber nada de surf, ele recebe a ajuda do agente do FBI Pappas (o veterano Gary Busey) e acaba fazendo amizade com um espécie de líder dos surfistas, o enigmático Bodhi (Patrick Swayze). Johnny ao mesmo tempo que desconfia de Bodhi, aprende a ver a vida de um modo diferente na convivência com o sujeito.
Apesar de hoje um pouco esquecido, este filme tem fatos interessantes. A direção da hoje oscarizada Kathryn Bigelow, provavelmente em seu melhor filme antes de “Guerra ao Terror” e a dupla Swayze / Reeves. Este encontro pode ser visto como uma passagem de bastão.
Na época Swayze estava no auge após os sucessos de “Dirty Dancing” e “Ghost”, porém este acabou sendo seu melhor filme de ação da carreira, sem nunca conseguir o mesmo sucesso. Ameaçou voltar ao auge em “Para Wong Fu....” e teve talvez seu último papel realmente importante em “Donnie Darko”.
Enquanto isso Reeves vinha de papéis de adolescentes sem cérebro, como em “Bill e Ted” e aqui mostrou que poderia se o novo astro de filmes de ação. Mesmo não sendo grande ator, mostrou ser bom no gênero em filmes como “Velocidade Máxima” e “Matrix”.
Estes detalhes, junto com as boas cenas de ação, inclusive aéreas e no mar, fazendo deste longa uma ótima diversão.
6 comentários:
Belo filme. E boas interpretações.
Boa forma de homenagear Kathryn Bigelow. Gosto muito do filme, é um belo exemplo de boa ação.
Afonso - É um bom filme policial com boas cenas de ação.
Amanda - Aqui ela já demonstrava talento.
Abraços
Filme ótimo!
E agora todo mundo vai querer ver por conta do oscar de Bigelow.
abraço
Nossa, que ótima lembrança! Adoro esse filme, tenho o DVD em casa, e sempre que passa na tv acabo assistindo. Gostei do blog, vou passar a segui-lo. Tenho um blog que fala de filmes tbm, assim como série, teelvisão, viagens, e outras coisinhas. Passa lá pra conhecer:
http://namanhadogato.blogspot.com/
Cristiano - Pouca gente sabe que Bigelow dirige desde os anos oitenta.
Silvia - Valeu pela visita, vou conhecer seu blog e estou linkando ele aqui.
Abraço
Postar um comentário