segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Valente & Angel - O Anjo da Vingança









Valente (The Brave One, EUA / Austrália, 2007) – Nota 7
Direção – Neil Jordan
Elenco – Jodie Foster, Terrence Howard, Naveen Andrews, Nicky Katt, Mary Steenburgen, Jane Adams, Carmen Ejogo, Lenny Venito.

Angel – O Anjo da Vingança (Angel ou Danny Boy, Irlanda / Inglaterra, 1982) – Nota 6,5
Direção – Neil Jordan
Elenco – Stephen Rea, Marie Kean, Ray McAnally, Donal McCann.

O diretor irlandês Neil Jordan ("Entrevista com o Vampiro" e "Michael Collins") num intervalo de 25 anos fez dois filmes em países diferentes com temáticas extremamente parecidas: A vingança pelas próprias mãos.

Em "Valente", a locutora de rádio Erica Bain (Jodie Foster) apresenta um calmo programa e está noiva do médico David Kirmani (Naveen Andrews, o Said de “Lost”), mas sua vida vira de ponta cabeça quando eles são brutalmente atacados no Central Park. Após se recuperar fisicamente, Erica tenta voltar a vida mas psicologicamente está abalada. Com medo, ela resolve comprar uma arma para se defender e o acaso acaba a transformando numa espécie de vigilante, que sai a noite para caçar bandidos e tentar saciar sua sede de vingança. Ao mesmo tempo ela se aproxima do detetive Mercer (Terrence Howard), que acredita ser o justiceiro um homem.

Interessante mistura de drama com suspense e policial, que mostra Jodie Foster interpretando com competência um inusitado papel de vingadora e tenta discutir se em alguns casos a vingança seria o único caminho.

O diretor Neil Jordan estreou no cinema com o longa "Angel", tendo como personagem principal o saxofonista Danny (Stephen Rea), que testemunha o assassinato do empresário de sua banda e de uma garota surda-muda. Traumatizado, ele apaga boa parte das cenas do crime de sua memória e a única coisa que lembra são as botas ortopédicas usadas pelo assassino. Percebendo que a polícia não encontrará o criminoso e atormentado pelo ocorrido, Danny resolve procurar por conta própria o assassino e se torna um vigilante.

Além da estréia de Jordan, outro destaque do longa é a interpretação de Stephen Rea como o atormentado saxofonista.

6 comentários:

Luís disse...

Eu assisti a VALENTE e gostei bnastante.
Há algumas incoerências ao longo do roteiro, mas, de um modo geral, gostei do filme. Jodie Foster, além de muito bonita, está convincente na personagem, que desperta a simpatia do espectador.
Esse filme já foi, inclusive, comentado lá no Literatura e Cinema.
Se quiser dar uma passada lá, fala lá o que achou.

É o filme que, embora não seja excelente, eu assistiria a ele mais algumas vezes.

Minerva Pop disse...

Gosto muito do trabalho do Neil Jordan. Meu filme preferido dele é o "Traídos pelo Desejo".

Abcs

Sandro

Red Dust disse...

Vi 'The Brave One'. O argumento está bem trabalhado e Jodie Foster mostra-se muito realista num papel que se pode considerar até de uma heroína. Mas tudo depende da perspectiva de cada um, como é óbvio. Um filme que recomendo.

8/10.

Abraço.

Kau Oliveira disse...

Hugo, eu acho The Brave One (ODEIO o título em português) um filme bastante dinânico e, principalmente, interessante. Minha nota é 7,5 e acho a atuação de Jodie Foster brilhante!

Peço desculpas por estar ausente nas últimas semanas. Prometo fazer o possível para atualizar o Bit e comentar por aqui!

Abs!

Hugo disse...

Luís - Gostei do filme, mas dificilmente assistiria novamente. Jodie Foster está bonita e competente como sempre.

Sandro - Boa lembrança, "Traídos pelo Desejo" é um ótimo e polêmico drama.

Red - Jodie está num papel um pouco diferente, mas consegue mostrar um bom trabalho.

Kau - Não se preocupe, meu tempo para visitar outros blogs tb é pequeno.

Abraço a todos

Wally disse...

Eu vi "Valente", e adorei a direção. Só achei o roteiro fraco. Foster salva boa parte da personagem.

Nota 7.5