O Lenhador (The Woodsman, EUA, 2004) – Nota 8
Direção – Nicole Kassell
Elenco – Kevin Bacon, Kyra Sedgwick, Mos Def, Benjamin Bratt, Eve, David Alan Grier, Michael Shannon, Carlos Leon, Kevin Rice, Hannah Pilkes.
O pedófilo Walter (Kevin Bacon) deixa a prisão após cumprir doze anos e começa a enfrentar toda a dificuldade em voltar a sociedade e lutar contra seus demônios internos. Indo trabalhar em uma empresa de madeiras e com apenas seu chefe (David Alan Grier) sabendo do seu passado, ele desperta a curiosidade de duas funcionárias, a durona Vicki (Kyra Sedgwick) e a falsa e curiosa Mary Kay (Eve). Além disso ele precisa passar por sessões de terapia com um psiquiatra (Michael Shannon) e atender sempre ao sargento Lucas (Mos Def), que o vigia esperando que ele volte a cometer um crime. Com sua família afastada, a única pessoa que o procura é o cunhado (Benjamin Bratt), mas este sempre estando na defensiva, sem querer se aproximar muito.
Acredito ser este o primeiro filme que toca fundo na questão da pedofilia sem apelar para clichês e tenta fazer o espectador pensar na questão de uma outra forma. A interpretação de Kevin Bacon como o sujeito atormentado com seus erros, que tenta levar uma vida normal mas sabe que não é uma pessoa comum, é comovente e com certeza é a melhor atuação de sua carreira, apesar de ter feito bons papéis em “Sobre Meninos e Lobos” e “Garotas Selvagens”, aqui ele acerta em cheio num papel que poucos atores aceitariam.
9 comentários:
É muito interessante. Kevin Bacon está excelente no papel. É legal ver a simbologia do nome: "O lenhador", que seria o salvador da chapeuzinho vermelho, quando ele é, na verdade, o lobo mau.
Amanda - A diretora fez um filme inteligente e sensível, mesmo tocando em um tema espinhoso.
Até mais.
Bem, é o filme interessante... Mas nada além disso... Destaco o excelente Mos Def...
Abraços...
Tenho esse filme para ver ainda :P
Já me falaram muito bem dele...
Bjs
Cara da Locadora - Eu gostei, achei uma história difícil extremamente bem contada.
Gema - Se você gosta de um bom drama, assista.
Até mais
Gosto muito do aspecto psicológico e da densa performance de Bacon.
Nossa, acabo (agora) de assistir esse filme ,achei corajoso e brilhante a atuação de Kevin Bacon, mas me senti mal pelo filme , sensação muito angustiosa!!!
Bom filme mesmo, mas que prefiro nunca mais ver na vida!
Eu queria saber se alguém puder me ajudar a identificar o perfil psicologico do personagem principal.Em um primeiro momento pensei em psicopatia mas percebe-se no filme que ele se arrepende, o que não faz parte do perfil do psicopata.Se alguém puder me ajudar fico grata.
Priscila - Primeiramente, obrigado por visitar meu blog.
Quanto ao personagem, como um cara leigo mas curioso, acredito que a doença dele se equivale a um alcoólatra ou um viciado em jogo por exemplo, que sabe que está fazendo algo totalmente errado que irá prejudica outras pessoas além dele, mas não consegue se controlar.
Abraço
Postar um comentário