O Imperador do Norte (Emperor of the North Pole, EUA, 1973) – Nota 7,5
Direção – Robert Aldrich
Elenco – Lee Marvin, Ernest Borgnine, Keith Carradine, Simon Oakland, Harry Caesar, Matt Clark, Elisha Cook Jr.
Durante a depressão americana nos anos trinta, três homens vão lutar por algo tão simples e ao mesmo tempo para eles importante demais numa época de pobreza e falta de perspectiva, manter a honra e ser o melhor em algo, mesmo que isso em nada mude a triste situação em que vivem.
Começamos com o Nº 1 (Lee Marvin), um vagabundo veterano que se auto-intitula “O Imperador do Pólo Norte”, pois sempre que quis viajou pelo país pegando carona em trens e nunca foi pego. O segundo personagem é Cigaret (Keith Carradine), outro vagabundo que se gaba do que faz, pegar carona em trens e dar pequenos golpes, sendo que tem como objetivo ficar mais famoso que o Nº 1, sujeito considerado uma lenda e que tem também um objetivo, pegar carona no trem do maquinista Shack (Ernest Borgnine), cara durão que diz nunca ter deixado vagabundo algum pegar seu trem e ameaça até matar aquele que tentar. No meio da miséria da época, estes três personagens muito bem interpretados tentam criar a fama de ser o melhor, talvez a única coisa que eles possam almejar em suas vidas.
O filme tem a cara do diretor Aldrich, competente, simples e seco, além dos personagens fortes, assim como outras obras do diretor, o clássico “Os Doze Condenados” e o original “O Vôo da Fênix”.
Como feliz curiosidade, o grande Ernest Borgnine ainda hoje ao alto dos seus 92 anos continua na ativa fazendo pequenos papéis no cinema e na tv.
6 comentários:
Olá Hugo
Deve ser legal viajar em um trem e ainda mais clandestino. Como sei que nunca teria coragem de fazer isso, só assistindo o filme pra saber a sensação. Mas que deve ser legal, isso deve...
Abraço e até mais.
Eu não vi este filme. Mas no geral acho Robert Aldrich bastante competente. Dos filmes dele que vi, seu melhor é, de loooonge, O Que Terá Acontecido à Baby Jane?.
Abs!
Não vi esse, mas Lee Marvin é demais. Vou procurar!
Abraços!
Altieres - Pode ser uma aventura, mas para os personagens do filme era muito perigoso.
Kau - Aldrich foi um cineasta que deixou obras extremamente competentes, mesmo sem ser brilhante.
Ciro - Lee Marvin foi um dos melhores durões da história do cinema.
Dan - É um filme um pouco esquecido, mas isso não diminui sua força.
Abraços
a grande depressão deve ser um dos panos de fundo mais utilizados pelo cinema norte-americano. "Inimigos Públicos" é o exemplo mais recente.
Caique - Vc tem razão, a Depressão é um tema que foi e ainda é utilizando em dezenas de filmes.
Infelizmente foi um período extremamente duro para o povo americano.
Abraço
Postar um comentário