terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Enigma do Outro Mundo

O Enigma do Outro Mundo (The Thing, EUA, 1982) – Nota 10
Direção – John Carpenter
Elenco – Kurt Russell, Wilford Brimley, T. K. Carter, Keith David, David Clennon, Richard Dysart, Charles Hallahan, Peter Maloney, Richard Masur, Donald Moffatt, Thomas G. Waites.

O filme começa com um helicóptero perseguindo um cão no meio do Continente gelado da Antártica, até que o animal chega a uma base de pesquisas americana e os perseguidores desesperados tentam mata-lo a tiros e acertam um dos americanos, gerando um revide que acaba na morte do atirador e na explosão do helicóptero. Sem entender o porque daquela loucura, eles acolhem o cão e nem imaginam que ele está infectado com um vírus mortal.

Esta refilmagem do clássico B de terror “O Monstro do Ártico” feito em 1951, consegue superar o original com uma mistura de suspense, terror e desespero, recheado de cenas sangrentas e assustadoras, como a já clássica cena em que alguns homens estão amarrados enquanto o personagem de Kurt Russell faz o teste do sangue para descobrir quem está infectado.

É um dos melhores trabalhos de Carpenter, que com pouco dinheiro e muita criatividade deixou de lado a sugestão do original e criou um espetáculo de terror que lembra um pouco a série “Alien”, mas indo a fundo na paranóia da desconfiança entre os personagens, em virtude de ninguém saber quem está infectado e como em quase toda a sua carreira, nos entregando um final em que nem tudo se acerta.

Filme imperdível para os fãs do gênero.

6 comentários:

Paulo Montanaro disse...

johyn Carpenter nos seus bons tempos... esse eu não conheço ainda, e nem tinha visto na locadora. Vou procurar com atenção especial. Parabéns pelo texto!

Há braços
Paulo

altieres bruno machado junior disse...

Olá Hugo

Nossa, fiquei interessadíssimo por este filme. O cartaz é bem chamativo, mas o que mais me impressionou foi a história. Preciso ver um filme assim...

Abraços e até mais.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog!

Visite o nosso ....minervapop@blogspot.com

Thiago MB disse...

Olá, tem selo pra você lá no blog. Abraço

Hugo disse...

Paulo Roberto - Este filma vale a pena procurar, para quem gosta do gênero é imperdível.

Altieres - Pode procurar.

Anônimo - Visitarei seu blog.

Thiago - Obrigado, vou visitar su blog.

Abraço

Unknown disse...

Hugo, eu adoro "O Enigma de Outro Mundo"! Toda vez que a trilha de Ennio Morricone toca, ainda sinto pavor! É até engraçado, me arrepia mesmo!
E sobre meu comentário no post abaixo, eu entendo! Não sei se sabe, mas adoro filmes antigos. Porém, as fitas de terror da década de 50 são mesmo ruins - já viu a primeira versão de "Casa de Cera"? Horrível.
Já as fitas da década de 20, 30 e 40, com destque para "Nosferatu", "Frankestein" e "A Marca da Pantera" são magníficas.
Abraço!