sábado, 22 de agosto de 2009

O Bom Pastor

O Bom Pastor (The Good Shepherd, EUA, 2006) – Nota 8
Direção – Robert De Niro
Elenco – Matt Damon, Angelina Jolie, Alec Baldwin, John Turturro, William Hurt, Billy Crudup, Robert De Niro, Tammy Blanchard, Keir Dullea, Michael Gambon, Martina Gedeck, Timothy Hutton, Lee Pace, Joe Pesci, Gabriel Macht, Eddie Redmayne, Oleg Stefan.

Este filme é a segunda experiência do ator Robert De Niro atrás das câmeras, sua estréia foi com o ótimo drama “Desafio no Bronx” em 1993.

Aqui ele conta a história do início da CIA, a agência de inteligência em espionagem americana, tendo Matt Damon no papel principal como Edward Wilson, estudante de poesia e filho de um oficial que se matou, que ainda na Universidade de Yale entra para o seleto grupo chamado “Skull and Bones”, uma sociedade secreta onde participam apenas pessoas da elite e que são convidadas por membros, sempre pessoas que estudaram em Yale. Ele é convidado por um dos membros para trabalhar na CIA, primeiramente para espionar seu professor (Michael Gambon) que é simpatizante do nazismo. Após aceitar o convite ele se tranforma no condutor da história, que começa ainda em 1939 no início da 2º Guerra Mundial e vai se estender até os anos sessenta, contando a participação da CIA na 2º Guerra, passando pelo início da Guerra Fria e a Invasão da Baía do Porcos em Cuba.

Assim como o filme que é lento e tem várias passagens onde o importante são os detalhes e os olhares, o personagem de Damon é um sujeito frio, calado e observador, que sempre analisa qual o próximo passo a seguir, como num jogo de xadrez e que acaba deixando sua vida pessoal e afetiva de lado para defender sua causa, no caso os EUA. Consta que vários personagens foram baseados em pessoas reais que trabalharam e ajudarem a agência a crescer, com acertos e erros.

Um dos destaques do filme é o ótimo elenco, com a bela Angelina Jolie no papel da esposa de Damon, que mostra no início o frescor e a energia da juventude, mas que vai decaindo junto com sua vida de casada e a pequena mais importante participação do próprio De Niro como um general que fazia a ponte entre a Presidência Americana e a CIA, mas que não confiava em ninguém.

10 comentários:

Bruno Soares disse...

Acho esse bem ruim. Uma pena, pois o De Niro trabalhou com os melhores diretores e foi um grande ator, mas como diretor não me parece promissor. E o Dammon não envelhece no filme...

O Cara da Locadora disse...

Nossa, eu achei esse filme grandioso... Excelente mesmo...

Gema disse...

Olá!
Só para avisar que tens um selinho no meu blog filmesdagema ;)
Bjks

Hugo disse...

Bruno - Acredito que vc não tenha gostado em razão do tema (política não agrada a todos) e a longa duração, mas como cinema é um bom espetáculo.

Cara da Locadora - Não será um clássico, mas é cinema muito bem feito na minha opinião.

Gema - Obrigado, visitarei seu blog.

Bruno Soares disse...

Hugo, não tenho problema algum com política nem com longas durações. Tanto que coloco Benjamin Button e Frost/Nixon entre os melhores do ano. Mas esses são muito superiores ao filme do De Niro, pra mim.

Hugo disse...

Bruno - Ainda não assisti os outros dois filmes citados para comparar. Agora cada um tem a sua opinião e como escrevi anteriormente sobre este filme, não será um clássico, mas é um bom espetáculo.

Abraço

Red Dust disse...

Um belo filme. Apesar de vários nomes que garantiam a qualidade, não deixa de surpreender. É aquele o De Niro que gosto de ver, atrás ou à frente das câmaras.

Abraço.

Amanda disse...

Também acho Benjamin Button e Frost/Nixon melhores que O Bom Pastor, nem por isso, este é um filme ruim. não chega a ser uma obra-prima, mas é um bom filme e merece ser visto.

Hugo disse...

Red - Concordo sobre o filme e De Niro, este sempre merece ser prestigiado.

Amanda - Concordo plenamento.

Obrigado a todos

Wally disse...

Eis aí um filme maravilhsamente denso, arquitetado de forma impecável mas, infelizmente, faltando pulso. Parece estar dopado. Mas não tira seus GRANDES méritos.

Nota 8