Fuga do Passado (Out of The Past, EUA, 1947) – Nota 8
Direção – Jacques Tourneur
Elenco – Robert Mitchum, Jane Greer, Kirk Douglas, Rhonda Fleming, Richard Webb, Steve Brodie, Virginia Huston, Paul Valentine.
Jeff Bailey (Robert Mitchum) é dono de um posto de gasolina em uma pequena cidade e vive tranquilamente com sua noiva (Virgina Huston), até que é encontrado por um velho conhecido, Joe (Paul Valentine) que vem busca-lo para que resolva um problema que deixou pendente com o gângster Whit Sterling (Kirk Douglas). No passado ele era o investigador contratado por Whit para encontrar a ex-amante Kathie (Jane Greer) que atirou nele e fugiu com 40.000 dólares, porém Jeff acabou se apaixonando pela garota e teve um romance com ela antes desta desaparecer, algo que o vilão não esqueceu.
Este clássico tem como destaques o confronto entre Mitchum e Douglas, este em seu segundo filme apenas e o clima de sensualidade criado pela personagem de Jane Greer, que usa todo seu charme para jogar com os dois homens, por sinal ela faz um tipo de personagem usual em filmes noir.
A história foi refilmada nos anos oitenta como “Paixões Violentas”, com Jeff Bridges e James Woods como os antagonistas e a bela e hoje sumida Rachel Ward como a esperta sensual e aumentou em doses cavalares os níveis de sensualidade e violência, mas não superou o original. Por sinal este filme será o tema da minha próxima postagem.
3 comentários:
Olá Hugo
Dois filmes que entraram para a minha lista dos que eu tenho que ver. Obrigado pela dica...
Abraços!!!
é parece ser bom!!!!
Altieres - Assisti este filme no Canal TCM há poucos dias. Provavelmente passará novamente em breve.
Mi - É ótimo para quem gosta de filmes policiais antigos.
Postar um comentário