sábado, 13 de junho de 2009

A Trilogia da Vingança de Chan Wook Park










Mr. Vingança (Sympathy for Mr. Vengeance, Coréia do Sul, 2002) – Nota 7 Direção – Chan Wook Park Elenco – Kang Ho Song, Ha Kyun Shin, Du Na Bae, Ji Eun Lin.

Old Boy (Oldboy, Coréia do Sul, 2003) – Nota 8
Direção – Chan Wook Park Elenco – Min Sik Choi, Ji Tae Yu, Hye Jeong Kang.

Lady Vingança (Sympathy for Lady Vengeance, Coréia do Sul, 2005) – Nota 7,5
Direção – Chan Wook Park
Elenco – Yeong Ae Lee, Min Sik Choi, Byeong Ok Kim, Yea Young Kwon.

O diretor Chan Wook Park praticamente apresentou o cinema da Coréia do Sul ao mundo com esta violenta trilogia e abriu as portas para outros diretores, como Joon Ho Bong e seu "O Hospedeiro".

Tudo começou com "Mr. Vingança", onde somos apresentados ao surdo-mudo Ryu (Ha Kyun Shin) que está desesperado porque sua irmã (Ji Eun Lin) precisa de um transplante de rim e pode morrer esperando um doador. Ryu tentando resolver as coisas acaba se envolvendo com traficantes de órgãos humanos e posteriomente junto com sua namorada militante política (Du Na Bae que trabalhou em “O Hospedeiro”) no sequestro da filha de um empresário (Kang Hi Son protagonista de “O Hospedeiro” também).

Todos estes fatos misturados com a violência habitual dos filmes de Chan Wook Park, leva os dois personagens principais a buscar vingança, cada um tentando reparar os erros que causaram tragédias, sendo a vingança e a redenção temas utilizados em toda a filmografia do diretor.

Já "Old Boy" se tornou o filme mais famoso do diretor. Aqui durante quinze anos Dae Su Oh (Min Sik Choi) foi mantido preso num local indefinido, sem saber por qual motivo e quem o prendeu naquele lugar, até que um dia, sem mais nem menos é libertado e resolve descobrir quem foi o responsável pelo seu sofrimento, porém o a descoberta será tão dolorosa quanto seu cativeiro.

O diretor Chan Wook Park nos apresenta a um obra com um protagonista que fala pouco e precisa se adaptar a um modo de vida completamente diferente da época em que estava livre e ainda buscar em seu passado os pecados que podem ser os causadores de seu sofrimento, além de fortes cenas de violência, incluindo uma sessão de tortura arrepiante.

A trilogia foi finalizada com "Lady Vingança", onde a garota Geum Ja Lee (Yen Ae Lee) é condenada a prisão por seqüestrar e assassinar um garoto de cinco anos. Libertada após cumprir uma pena de treze anos, ela que se mostrou um anjo durante sua estada na cadeia, conta que durante todo este tempo presa planejou uma vingança minuciosamente.

Com uma narração e vários flashbacks, são apresentados os verdadeiros fatos que ocasionaram sua prisão e as conseqüências disto, sempre marcado pelo sentimento de culpa e vingança da protagonista, temas que são especialidade do diretor Chan Woo Park, além das fortes cenas de violência. Novamente o ator Min Sik Choi que foi o protagonista de “Old Boy” tem um personagem importantíssimo neste fechamento da trilogia.


11 comentários:

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Você crê que eu ainda não vi nenhum desses filmes, mas todos dizem que Old Boy é o melhor. SÓ VENDO PRA CONFERIR : )

Até

Airton disse...

oldboy eh mto foda soh esse q vi heheh

sumido do blog cara
abraço

Anônimo disse...

Uma das minhas trilogias prediletas. Todos são diferentes, apesar de conterem o mesmo tema: Vingança. Mr. Vengeance é mais puxado para o lado depressivo e à violência crua. Já Oldboy nos pega de surpresa e é o mais viajado dos três (Além de ser o melhor, uma obra-prima moderna). Lady Vingança é o mais poético dos três.
A partir de Oldboy conheci o cinema coreano e vi que é um setor vasto no mundo do cinema, com diversos filmes acima da média.

Pedro Henrique Gomes disse...

Só vi o primeiro, mas quero muito continuar com a série!!!

Hugo disse...

Altieres e Airton - Com certeza "Old Boy" é o mais forte.

Ibertson - Fora estes três, por enquanto eu assisti apenas o ótimo "O Hospedeiro".

Pedro - Vale a pena, é estilo diferente do ocidental.

Abraço

Wally disse...

Não vi MR. Vingança. Mas os outros dois são ótimos! Principalmente Oldboy.

Oldboy - 9.0
Lady Vingança - 8.5

Hugo disse...

Wally - São filmes bons e com estilo diferente do ocidental.

Abraço

O Cara da Locadora disse...

Eu também nõ vi o Mr. Vingança, mas vou ver em brve (tomara). Quanto aos outros, sensacionais... Old Boy é um dos meus favoritos de todos os tempos... Abraços...

Paulo Montanaro disse...

Olá Hugo. Tudo bom?

Realmente, gosto mais de Old Boy. A crueza com que ele trata o personagem e o peso das revelações finais são muito impactantes e, exatamente por não terem pares no cinema norte-americano clássico, é bastante marcante. A violência crua está lá, mas é a tortura psicológica que perturba.

Espero que Will Smith não consiga tirar do papel sua idéia de adaptá-lo para o cinema comercial estadunidense. Ele é um bom ator, mas não teria coragem de bancar tudo o que o roteiro pede.

Há braços
Paulo

Hugo disse...

Nespoli - A maioria dos que assistiram consideram "Old Boy" o melhor dos três.

Paulo - Com certeza é um tipo de filme que o cinema americano mudaria completamente a história e as cenas fortes.
Não sabia que Will Smith queria bancar uma refilmagem. Pode até resultar num bom filme, mas com certeza perderá feio na comparação com o original.

Abraço

Roberto Simões disse...

De todos esses só vi OLDBOY, que é soberbo. Tenho alguma curiosidade quanto aos outros títulos.

Cumps.
Filipe Assis
CINEROAD - A Estrada do Cinema