sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Mágico Inesquecível - Homenagem a Michael Jackson

O Mágico Inesquecível (The Wiz, EUA, 1978) – Nota 6
Direção – Sidney Lumet
Elenco – Diana Ross, Michael Jackson, Nipsey Russell, Ted Ross, Lena Horne, Richard Pryor.

Falar sobre a vida de Michael Jackson seria lugar comum, por isso prefiro destacar sua mais importante participação no cinema, fazendo o papel do Espantalho em “O Mágico Inesquecível”, refilmagem do clássico “O Mágico de Oz” e com o curioso detalhe de ter sido dirigido por Sidney Lumet, especialista em filmes fortes como “Um Dia de Cão” e “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto”. Aqui ele comanda este musical com elenco todo de atores negros, tendo grandes nomes como a cantora Diana Ross como Dorothy, o comediante Richard Pryor como o Mágico de Oz e a produção musical de Quincy Jones que fez a trilha de vários filmes, entre eles “A Cor Púrpura. Jones seria ainda o responsável pela produção do primeiro disco solo de Jackson, lançado no ano seguinte, em 1979 que fez um grande sucesso e o transformou em grande astro.

Tendo competentes números músicais interpretados pelos atores, o filme vale como registro de uma refilmagem que reinventa com qualidade um clássico e marca o período mais fértil da carreira de Michael Jackson, que em seguida se tornaria o grande astro da música pop e na minha opinião isso seguiria até a primeira metade dos anos oitenta. Após este tempo e acredito que a partir do lançamento do álbum “Bad” em 1987, sua carreira e vida mudam de foco, se tranformando nesta figura estranha e complicada que conhecemos nos últimos anos e por mais que os fãs o idolatrem, suas músicas nestes últimos vinte anos não chegam sequer próximas da qualidade de seu trabalho no início de carreira.

7 comentários:

Paulo Alt disse...

e ae cara
po grande idéia essa
passou pela minha cabeça de postar lah no blog esse. conheci uma vez qndo tava passando de madrugada no sbt anos atrás
encontrei ontem pra download inclusive pq aki no brasil pra variar não lançaram.. mas deu preguiça
abraço

Hugo disse...

Paulo - Não é das melhores obras de Lumet, mas a melhor lembrança de Michael Jackson no cinema. Para os fã com certeza será o musical "Moonwalk".

Abraço

Paulo Alt disse...

eh hugo, pra falar a verdade.. independente d qm o fez eu tb não acho dos melhores.
acho um musical meio irritante
isso pq eu nem curto tanto musical assim, só alguns. por isso desisti de baixar tb.
abraço

Amanda disse...

É, nenhum dos dois é um grande filme, mas valem ser vistos, até como curiosidade. Por coincidência fiz algo parecido lá no CinePipoca... É uma forma de lembrar suas passagens pelo cinema. Não posso me dizer fã de Michael Jackson, mas, sem dúvidas tinha um grande talento e vale a homenagem.

Hugo disse...

Paulo - Tb acho que não vale a pena baixar, gaste o tempo com outro filme melhor.

Amanda - A carreira dele no cinema é bem curta.

Fernanda disse...

Não é a Donna Summer que faz a Dorothy,é a Diana Ross, melhor amiga da vida do Michael Jackson.

Hugo disse...

Fernanda - Obrigada por corrigir meu erro de digitação. Nos créditos no topo da página citei corretamente Diana Ross e no texto acabei fazendo confusão.

Abraço