O que Você Faria? (El Metodo, Argentina / Espanha / Itália, 2005) – Nota 7,5
Direção – Marcelo Piñeyro
Elenco – Eduardo Noriega, Najwa Nimri, Eduard Fernandez, Pablo Echarri, Ernesto Alterio, Natalia Verbeke, Adriana Ozores, Carmelo Gomez.
Em Madrid no mesmo dia em que uma multidão protesta contra o FMI e a globalização, um grupo de sete pessoas participa de uma seleção para contratação de um executivo em um grande empresa. Confinados em uma sala, com um computador a sua frente, eles preenchem um formulário onde assinam um documento aceitando participar do processo através do “Método Gronhom”, o que ninguém sabe a que se refere. Aos poucos eles começam a receber informações pelo computador sobre os candidatos e qual a próxima tarefa, que irá eliminando um a um, numa espécie de Big Brother Corporativo.
O tema é interessante e atual, por exemplo quem nunca participou de um processo seletivo? Praticamente todo mundo pelo menos uma vez na vida e sabemos como este tipo de processo é estressante, na maioria das vezes injusto e tem a cara do mundo em que vivemos, onde todos defendem o seu lado e quase sempre sem se preocupar com as consequências para o próximo.
O filme em si é o retrato bruto do mundo corporativo atual, onde as pessoas lutam pelo “sucesso” (quer dizer, dinheiro, poder e status) e mostra como estas pessoas vão sendo levadas ao limite neste processo de seleção tão selvagem quanto uma caçada.
Os personagens são esteriótipos, mas muito bem delineados, temos o jovem motivado, a moça que age como homem para passar respeito, o cara inseguro que tenta agradar a todos, o veterano canalha, a mulher na casa dos quarenta anos que tenta esconder a idade e o executivo desempregado que é visto como queimado pelo mercado.
Resumindo, é um bom filme que mostra toda a hipocrisia das grandes empresas e das pessoas que se sujeitam a criar um personagem para tentar se adequar a este mundo.
4 comentários:
opa
ta vendo filme em
hehehehe
to meio parado aki
abraçao
Interessante, fiquei curiosa.
obrigada :)
Não vou para não...já postei outro filme lá.
bjoss
Airton - Sempre.
Amanda - O filme é interessante.
Melhores Filmes - Vou passar por lá.
Postar um comentário