Kung Fu (Kung Fu: The Movie, EUA, 1986) – Nota 6,5
Direção – Richard Lang
Elenco – David Carradine, Brandon Lee, Kerrie Keane, Mako, Luke Askew, William Lucking, Martin Landau, Paul Michael Chan.
Ontem em Bangkok, capital da Tailândia, morreu o veterano ator David Carradine aos 72 anos de modo mal explicado, porém vou me concentrar em sua carreira
Filho do ator John Carradine, que fez mais de cem filmes e trabalhou dos anos trinta até a segunda metade dos oitenta, David foi o primogênito de uma famíla de artistas, que seguiram os irmãos Keith e Robert Carradine, o meio-irmão Michael Bowen e a sobrinha Martha Plimpton, filha de Keith com a também atriz Blythe Danner. Além disso David que foi casado cinco vezes, viveu e teve um filho com a atriz Barbara Hershey.
Começando a carreira com pequenos papéis nos anos sessenta, ele alcançou o sucesso quando conseguiu o papel principal do seriado "Kung Fu" (papel que Bruce Lee queria mas acabou preterido) que durou de 1972 a 1975 e o transformou em astro, onde vivia um jovem lutador de Kung Fu que após ver seu mestre Po (Keye Luke) ser assassinado, se vinga do culpado e foge para os EUA com a cabeça a prêmio, porém continuará tendo o apoio agora do espírito do mestre morto, que o apelidará de "Gafanhoto".
Aproveitando o sucesso, ele teve a melhor fase de sua carreira, protagonizando filmes como "Esta Terra é Minha Terra" de Hal Ashby, provavelmente seu melhor papel no cinema, onde interpretou o cantor Woody Guthrie, personagem real que viveu durante a depressão americana nos anos trinta, fez ainda "Ano 2000: Corrida da Morte" e "O Ovo da Serpente" de Ingmar Bergman, além de um papel de coadjuvante em "Caminhos Perigosos" de Scorsese.
Sua carreira declinou nos anos oitenta e noventa, quando protagonizou vários filmes de ação de baixo orçamento, intercalando com papéis de vilão em produções maiores como "Alta Tensão" com Mel Gibson e "McQuade - O Lobo Solitário" com Chuck Norris. As coisa mudaram no início do século XXI quando apareceu Quentin Tarantino em sua vida e deu a ele o papel do assassino Bill em "Kill Bill", o que o fez renascer e voltar a ter sucesso, pena que por pouco tempo.
Este filme que citei no início produzido para a TV em 1986 dá continuação a série "Kung Fu", marcando a volta de Kwai Chan Caine (David Carradine) a América e o destino (com a ajuda de um vilão, é claro) acaba fazendo com que ele lute contra seu próprio filho, vivido pelo até então desconhecido Brandon Lee (que também teve uma morte trágica) e abre o caminho para uma nova série que foi ao ar de 1993 a 1997 chamada “Kung Fu: The Legend Continues”, onde o papel do filho passou a ser interpretado por Chris Potter.
12 comentários:
mesmo não conhecendo tanto o trabalho do cara além de Kill Bill eu antes mesmo jah tava interessado em ver Kung Fu e fikei um pouco.. sei lah, um pouco triste qndo li essa notícia.
cara qndo vc assistir Mar Adentro, se assistir, me fala o q vc achou. vale a pena entre aspas, sab comé... então.
abraçoo
[ps. eu num so dos anos 80 mas praticamente vivo nele, ouço leio e assisto tudo relacionada, e as bandas são as melhores.]
Eu fui pega de surpresa com a notícia da morte do David Carradine e sinto muito pela partida dele.
uma lenda!
Abraços!
Este filme não conheço. Mas vi outros com David Carradine. Fiquei triste com o desaparecimento do actor, mais ainda pela forma como tudo indica que foi. Paz à sua alma.
Abraço, Hugo.
Fiquei imensamente triste com esta noticia... foi mais um bom actor que "desapareceu" :(
Bjks
Bill is Killed. Não sou grande fã do actor, mas é uma grande perda sem dúvida. E as circunstâncias da morte insólitas...
Cumps.
Roberto F. A. Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
No LUTO pela trágica morte dele. Só vi "Kill Bill" com ele.
Ciao!
Paulo - A série "Kung Fu" era interessante e fez um merecido sucesso na época.
Kamila - Realmente foi uma supresa a notícia.
Ciro - Com certeza ela deixou uma extensa carreira.
Red - A morte foi extremamente estranha.
Gema - Infelizmente é o ciclo da vida.
Dan - Vou passar lá.
Roberto - Morte muito estranha.
Wally - A carreira dele foi de altos e baixos, mas tem filmes que merecem ser vistos.
Quando se fala de David Carradine, eu sempre me lembro e sempre me lembrarei da cena onde ele disserta sobre o Superman em Kill Bill. Pra mim, uma das cenas mais marcantes do filme e da cultura pop em geral.
Realmente, sua morte é uma pena.
Há braços
Paulo Montanaro
Blog Pensando Imagem e Som
fui pego de surpresa com a morte do David, é uma pena...acompanhei seus fimes na minha infancia, DEUS o tenha.Sergio
Paulo - Sem dúvida é um dos grandes momentos da carreira de Carradine.
Sérgio - O auge dele foi nos anos setenta e começo dos oitenta.
Abraço
NA verdade,David Carradine Puchou o Tapete de Bruce Lee.Bruce foi a India para trabalhar nesse filme,estudou todos os detalhes,enfim David Carradine pegou tudo pronto.
Sua Morte é consequência de seus atos...nú e dentro de um armario e com cordas?
Foi isso que ocorreu.Não posso dizer que lamento.ZCada um tem sua opinião e,essa é a minha.
Postar um comentário