segunda-feira, 27 de abril de 2009

Grand Prix

Filme Assistido nº 227
Grand Prix (Grand Prix, EUA, 1966) – Nota 7,5
Direção – John Frankenheimer
Elenco – James Garner, Eva Marie Saint, Yves Montand, Toshiro Mifune, Brian Bedford, Jessica Walter, Françoise Hardy, Adolfo Celi, Genevieve Page, Antonio Sabato.

Este foi o primeiro filme a usar a Fórmula 1 como tema e provavelmente é o melhor feito até hoje sobre o assunto. A trama tem como personagem principal o piloto Pete Aron (James Garner) que se envolve num acidente no Grande Prêmio de Mônaco e acaboa ferindo seu companheiro de equipe (Brian Bedford). Com isso ele é demitido e acaba contratado por uma equipe japonesa apesar de alguns pilotos não gostarem de sua volta e para complicar ele ainda se envolve com a mulher do piloto acidentado (Jessica Walter).

A história também envolve romance entre pilotos e as mulheres que os cercam (esposas, jornalistas e oportunistas), nas pausas entre as boas cenas de corrida, que por sinal são várias e filmadas com qualidade pelo ótimo diretor John Frankenheimer. Como destaque temos o elenco internacional, que além de Garner tem ainda o francês Yves Montand, o japonês Toshiro Mifune e o italiano Adolfo Celi.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ae!

Pô, o Toshiro Mifune é um dos meus atores preferidos. Acho que a dupla Akira Kurosawa + Toshiro foi uma das melhores do cinema! hehehe

Mas nunca ouvi falar nesse Grand Prix ai, fiquei curioso até!

- adicionei teu blog nos links do nitzombies! abraços!

Anônimo disse...

Já ouvi falar do filme, mas nunca assisti. Um dos meus pecados cinematográficos, já que sempre ouvi elogios a respeito. Abraço!

Airton disse...

caramba esse eu nunk ouvia fala msm
shuashaus

http://publicandobr.blogspot.com/2009/04/mentiras-em-hollywood-parte-1.html

Hugo disse...

Niztombies - Assisti alguns filmes de Mifune e poucos de Kurosawa, mas sei da importância desta parceria.

Louis - Para quem gosta de corridas o filme é mais interessante ainda.

Airton - Filme antigo, há muito tempo não passa na tv.

Unknown disse...

Como sou mais velho que todos que comentaram, lembro que assisti no Cina Majestic Cinerama, na rua Augusta que não exite mais e fiquei maravilhado discutindo o com os amigos. Na época nenhum brasileiro tinha feito sucesso na formula 1 ainda e ela não acontecia na TV como hoje, o mais curioso é que o melhor piloto no filme o inglês Scot Stotalan é vivido por um ator que dizem que não dirige nada, Brian Bedford, curiosidades a parte, indico o filme para quem não assistui, comprem o DVD.

Wal disse...

Também assisti em cinerama, no antigo cine Roxy em Copacabana,RJ(hoje o cinema abriga 3 salas). Filme muito bom pra se assistir numa telona, tal qual era o sistema cinerama (atualmente extinto).

Hugo disse...

Wal - Eu não mais um garoto, mas tenho idade para ter assistido este longa no cinemas, mas acredito que na época foi uma ótima experiência. Mesmo na TV percebe-se a qualidade das imagens e do som.

Abraço