Drácula (Dracula, EUA, 1931) – Nota 8
Direção – Tod Browning
Elenco – Bela Lugosi, Helen Chandler, David Manners, Dwight Frye, Edward Van Sloan, Herbert Burnsto, Frances Dade.
Este clássico com quase oitenta anos de idade ainda é interessante e apesar de não causar medo nas platéias dos dias atuais, podemos perceber que o filme deve ter sido assustador na época em que foi lançado.
A história começa com o agente imobiliário Renfield (Dwight Frye) chegando a Transilvânia para visitar Drácula em seu castelo. Mesmo sendo avisado ao chegar em um vilarejo na Romênia que ele deveria voltar, Reinfeld sorri e segue até o castelo, onde é atacado e vira um servo do vampiro. Em seguida Drácula vai para Londres onde acabará despertando suspeitas no professor Van Helsing (Edward Van Sloan), após acontecerem ataques nas ruas e num encontro o professor perceber que o vampiro não tem reflexo no espelho.
O filme tem todos os atributos do terror clássico, com um castelo caindo as pedaços, o vampiro dormindo num caixão, o medo do crucifixo, além da teatral e estranha atuação do húngaro Bela Lugosi como Drácula, onde ele declama solenemente o texto, o que parece ridículo, mas que funcionou perfeitamente na época. Destaco ainda Van Sloan no papel de Val Helsing e principalmente o afetado Dwight Frye no papel de um maluco Reinfeld. Quem assistiu a versão de Coppola vai lembrar muito da atuação do cantor Tom Waits no papel de Reinfeld.
4 comentários:
E aí...
Tow tentando voltar à ativa hehehhe
Nunca assisti este clássico.
Um clássico que eu adorava ter na minha colecção e de o ver.
Adoro os clássicos de terror...
Bjks
Nunca vi. E apesar de saber que é de enorme qualidade, pelo género que é devo dispensar. Não vou muito à bola com terrores... :)
Abraço.
Sérgio - O filme é bem legal, apesar de não assustar ninguém hoje em dia.
Gema - Também sou fã de terror clássico.
Red - Apesar de não gostar de terror, pode assistir que não irá te assustar.
Postar um comentário