sábado, 25 de abril de 2009

Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto

Antes que o Diabo Saiba Que Você Está Morto (Before the Devil Knows You’re Dead, EUA, 2007) – Nota 8
Direção – Sidney Lumet
Elenco – Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei, Michael Shannon, Aleksa Palladino, Amy Ryan, Brian F. O’Byrne, Rosemary Harris.

Dois irmãos com problemas de dinheiro são o ponto de partida deste drama policial dirigido pelo veteraníssimo Sidney Lumet, que aos oitenta e três anos cria outro bom filme neste gênero que ele já visitou diversas vezes (“Um Dia de Cão”, “Serpico” e “A Manhã Seguinte”, entre outros).

Aqui o executivo viciado em drogas Andy (Philip Seymour Hoffman) apesar de desviar dinheiro da empresa onde trabalha, passa por dificuldades financeiras e tem a intenção de levar a esposa (Marisa Tomei) para morar no Rio de Janeiro e tentar salvar seu desgastado relacionamento. Enquanto isso o outro irmão, Hank (Ethan Hawke) é o elo fraco, inseguro e com várias dívidas, principalmente a pensão que precisa pagar para a ex-mulher (Amy Ryan) e sua filha, se torno um alvo fácil para o manipulador Andy, que consegue cooptar o irmão para um assalto a joalheria dos próprios pais (Albert Finney e Rosemary Harris), porém como não existe crime perfeito, a história tomará um rumo trágico.

Contada de forma não linear, a história completa é mostrada ao público aos poucos, com os detalhes da conseqüência do plano mal executado, mostrando com clareza a personalidade de cada personagem chegando a um desfecho cruel, contando ainda com outra grande interpretação de Hoffman e as boas presenças de Hawk e Finney, além da ainda bela Marisa Tomei.

8 comentários:

O Cara da Locadora disse...

Escrevi sobre esse filme lá no blog... Demos a mesma nota, o Lumet tá de parabéns e o Hoffman é fantástico... Abraços...

Anônimo disse...

Gostei muito desse filme. Sem dúvidas, o grande thriller de 2007. Elenco formidável (indicaria Tomei ao Oscar de coadjuvante), roteiro bem amarrado e direção digna do mestre. Abraço.

João Bizarro disse...

Grande filme. Se calhar dava mais que 8! Para mim um dos melhores filmes do Sidney Lumet.
E lembro que ele tem Day Dog Afternoon e Serpico, entre outros bons.

Anônimo disse...

É bom saber que o Lumet continua ativo e qualificado!

Foi um grande filme, graças a direção dele, ao Seymour Hoffman, Marisa Tomei e Ethan Hawke e também a história em si, bem intensa, mostrando a que ponto as pessoas podem chegar quando falta-se grana!

Hugo disse...

Nespoli - O trabalho dos dois é ótimo neste filme.

Louis - Sem dúvida uma grande obra.

João - Lumet tem uma carreira magnífica.

Nitzombies - Por dinheiro muitas pessoas são capazes de tudo. Este filme mostra isso.

Abraço

Roberto Simões disse...

Curiosamente, ainda não vi este filme. Tenho as melhores referências.

Cumps.

Roberto F. A. Simões
CINEROAD

Ciro Hamen disse...

esse filme é um clássico! a trilha sonora é uma das melhores coisas. dá o clima de suspensa que permeia o filme inteiro.

abraços!

Wally disse...

Roteiro sensacional! Adorei este filme. E que grande elenco. Lumet ta o topo de seu jogo.

Nota 9

Ciao!