quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O Suspeito

O Suspeito (Rendition, EUA, 2007)
Direção: Gavin Hood
Elenco: Jake Gyllenhaal, Reese Whiterspoon, Meryl Streep, Omar Metwally, Yigal Naor, Peter Sarsgaard, Alan Arkin, J. K. Simmons, Bob Gunton.

Este drama baseado em história real conta como o conservador governo americano usou o 11 de Setembro para derrubar direitos individuais dos cidadãos em seu país, principalmente os de origem árabe.

Aqui o engenheiro químico egípcio Anwar El-Ibrahimi (Omar. Metwally) que vive desde adolescência nos EUA, é preso quando está voltando de uma conferência em Cape Town na África do Sul como suspeito de participar de um atentado no Egito e sem direito a defesa é levado de volta ao seu país natal, baseado na Lei de Rendição, onde os EUA podem devolver supostos terroristas ao seu país de origem sem julgamento, para serem interrogados pelas autoridades locais com a presença de um agente americano, no caso Douglas Freeman (Jake Gyllenhaal) que estava no Egito ao lado de outro agente que morreu no atentado. Ao mesmo tempo a esposa de Anwar, Isabella (Reese Whiterspoon) tenta descobrir o que aconteceu ao marido, esbarrando em mentiras e politicagem.

O que poderia render um ótimo filme acaba ficando no meio termo, talvez pela inexperiência do ator Gavin Hood na direção, ele acostumado a fazer papéis de coadjuvantes em filmes pequenos, desperdiçou ótimos atores como Alan Arkin e principalmente Meryl Streep que pouco aparece, apesar de ter uma participação importante na história.

Quanto ao resto do elenco, Jake Gyllenhaal está bem, mas Reese Whiterspoon não consegue passar a força que o personagem exige e o Omar Metwally também não se destaca.

O filme tem a boa intenção de criticar o sistema de segurança vigente nos EUA, que utiliza o medo para colocar em prática uma politica quase totalitária e a dos países árabes que utilizam a tortura para arrancar confissões de suspeitos e nestes casos de terrorismo com o aval dos americanos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muitos criticaram, mas apesar das falhas, achei um filme bem construído. Principalmente o plano sequência que lidera até uma surpresa chocante ao fim. O elenco todo me satisfez, mesmo com um Gyllenhaal abaixo da média. Acho um filme importante que realiza contrates interessantes entre seus personagens.

Ciao!

Anônimo disse...

O filme parece ser interessante.
Qualquer dia vou locá-lo.

Unknown disse...

Sempre vejo na locadora, mas "impaco" na hora de alugar. Acho que vou esperar passar na HBO mesmo.

Bom final de semana.
Abraço
Mateus

Pedro Henrique Gomes disse...

Eu gostei do filme. Meryl Streep está vai bem como sempre. O que faltou foi, talvez, um pouco mais de ousadia no roteiro. Mas o resultado não foi ruim.

Abraço!

Romulo Perrone disse...

nao gostei do filme!

Breno Adegas disse...

Nao vi esse, sinceramente. Uma pena desperdicarem Meryl, pelo que vc disse. Ela eh simplesmente brilhante em td que faz, uma pena msm. E essas tematicas relativas a terrorismo ja deram o que tinha que dar, pelo menos pra mim.

Anônimo disse...

Aew!
Ja tem um tempo que visito seu blog mas nao sou muito chegado em postar nenhum tipo de
comentário nem nada. Só que achei aqui uma lista dos 10 filmes que mais ganharam o oscar e
achei que vc iria gostar de ver essa lista e postar pra comentar com a galera.
Tá aki o link: http://www.weshow.com/top10/pt/cinema/top-10-filmes-ganhadores-de-oscar

Ah, e parabéns pelo teu blog. Tá massa!

Hugo disse...

Wally - O tema super interessante, mas achei que o desenvolvimento ficou um pouco a desejar.

Ibertson - Mesmo sendo mediano, vale assistir.

Pedro - Tb achei que faltou algo no roteiro e maior participação de Meryl Streep.

Carranca - Tá falado...rs

Breno - O tema é atual, mas nem todo mundo gosto de filmes sobre politica e terrorismo.

Gabriel - Valeu pela, continue visitando sempre o blog.

Abraço a todos.