Direção – Orson Welles
Elenco – Orson Welles, Joseph Cotten, Ruth Warrick, Dorothy Comingore, Everett Sloane, Agnes Moorehead.
Um dos maiores clássicos do cinema conta a história do magnata da imprensa Charles Foster Kane (Orson Welles), que no seu leito de morte pronuncia a palavra “Rosebud” para o repórter Thompson (Joseph Cotten) que está trabalhando para escrever sua biografia. Thompson fica obcecado em descobrir o significado da palavra e entender a trajetória do empresário. Esta busca fará ele descobrir um homem perturbado e extremamente ambicioso, mas também inteligente e perspicaz.
Orson Welles teve carta branca da produtora RKO para produzir este filme após o sucesso de sua famosa transmissão radiofônica em 1939 onde afirmava que a Terra estava sendo invadida por marcianos, o que causou um alvoroço em várias cidades nos EUA.
O personagem principal foi baseado em William Randolph Hearst, um magnata da imprensa na época, que com tantas coincidências com o protagonista tentou impedir a montagem do filme mas não conseguiu, para sorte dos cinéfilos.
Como curiosidade, o significado da palavra "Rosebud" é explicado apenas na última cena do filme.
9 comentários:
É incrível o que eu já corri por este filme. Já o procurei em todo o lado e nunca o encontrei. Quando de facto o achava estava a um preço exorbitante e não valia a pena gastar o dinheiro. Até já encomendei do Amazon e estando muito contente pelo facto de finalmente o vir a ter, deparei-me com a noticia que este nao estava disponivel. Continuo à espera. No entanto, é considerado um dos melhores filmes de sempre.
"Rosebud"! Magnífico esse filme. Uma revolução narrativa. Incrível de início ao fim.
Ciao!
Ia ter a oportunidade de vê-lo semana passada num projeto da universidade mas acabou não dando certo eu ir, mas ainda quero ver sem falta.
Então vou ter que assistir ao filme para sabeo o que significa Rosebud? Esperoq eu consiga achar ele por aqui... um dia desses.
Adoro o lance Orson Welles ter feito aqui... já imaginou o caos??
Abraços...
Completamente genial. Uma obra inultrapassável pela sua enorme qualidade.
10/10.
Abraço.
Cidadão Kane é o grande clássico dos cinemas, de acordo com os críticos. Mas para mim o filme não é nada extraordinário. Acho que para entender toda essência da obra teríamos que assisti-lo na época de seu lançamento.
Abs!
Um dos melhores em todos os tempos. Fantástico!
Abraço, Hugo!
Fifeco - Continue procurando, vale a pena tê-lo na sua coleção.
Wally - Orson Welles foi um cara a frente de seu tempo.
Robson - Assista !!!
Thiago - Só assistino prá saber o que significa a palavra Rosebud... fica mais interessante desta forma.
Red e Pedro - Um dos maiores clássicos.
Ramon - Mesmo hoje o filme continua atual, falando sobre poder, ambição, mídia, etc
Já assistir Cidadão Kane te deixa curioso até o final que é supreendente. Adorei, muito bom!!! Quero agradece seu comentário no meu blog. Um abraço!
Postar um comentário