sábado, 2 de agosto de 2008

Marcas da Violência e Senhores do Crime










Marcas da Violência (A History of Violence, EUA, 2005)
Direção: David Cronenberg
Elenco: Viggo Mortensen, Maria Bello, Ed Harris, William Hurt, Ashton Holmes,

Senhores do Crime (Eastern Promises, EUA, 2007)
Direção: David Cronenberg
Elenco: Viggo Mortensen, Naomi Watts, Vincent Cassel, Armin Mueller Stahl, Jerzy Skolimowski, Sinead Cusack.

O diretor David Cronenberg já demonstrou seu talento em diversos trabalhos, mas geralmente em filmes de horror e suspense (“Scanners” e “A Mosca”) ou dramas sombrios (“Gêmeos”, “Mistérios e Paixões” e “Spider”), mas nos seus dois últimos filmes ele mostrou também dominar o gênero drama policial, em uma grande parceria com o ator Viggo Mortensen.

Em “Marcas da Violência” Mortensen é o dono de um bar em uma pequena cidade com a esposa (Maria Bello) e filho (Ashton Holmes), até que por um acaso ele acaba matando dois bandidos e se transforma em celebridade. Logo em seguida tudo se complica quando um gangster chamado Carl Fogarty (Ed Harris) o procura e diz conhecê-lo. Aí começa a questão, quem é esse pai de família exemplar e o que ele deixou no passado? O filme vai responder com muita clareza e um pouco de violência também.

Já em “Senhores do Crime” tudo começa quando a enfermeira Anna (Naomi Watts) atende uma garota russa na emergência do hospital em que trabalha e ela morre deixando um diário contando sua vida de prostituta escrava da máfia russa. A enfermaria resolve procurar pessoas traduzir totalmente o diário e tentar a encontrar a família da garota. Nessa busca ela chega até Semyon (Armin Mueller Stahl) um educado dono de restaurante que promete ajuda-la, mas por outros motivos. Ao mesmo tempo ela conhece Nikolai (Viggo Mortensen), segurança do filho de Semyon chamado Kirill (um maluco Vincent Cassel), que se aproxima dela para ajuda-la e não deixa-la sozinha na encrenca que ela entrou sem se dar conta.

Os dois filmes tem algo em comum, o personagem de Viggo Mortensen não é quem aparenta ser, tendo muitos segredos, além de cada um deles ter uma grande seqüência. Em “Marcas da Violência” a cena de sexo entre Mortensen e Mario Bello na escada é de tirar o fôlego, não por ser sensual, mas sim animalesca e em “Senhores do Crime” a já clássica luta do personagem de Mortensen dentro de uma sauna pública completamente nu, com dois assassinos russo é sensacional.

Duas boas pedidas para quem gosta do gênero e principalmente do estilo do diretor Cronenberg.

7 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Ambos filmaços. Ainda gostei mais de Senhores do Crime.

Dr Johnny Strangelove disse...

Dois grandes filmes que valem a pena serem vistos e revistos ...


Principalmente Senhores ...

Red Dust disse...

Estou como o Pedro e o Johnny. Prefiro 'Eastern Promises'.

Abraço.

Hugo disse...

Pedro, Johnny e Red - Concordo com os três, são grandes filmes, mas Senhores do Crime é melhor.

Abraço

Anônimo disse...

Dois grandes filmes. Mas meu preferido é Marcas da Violência. Acho que fui pego de surpresa com esse. Ainda me fez refletir. Mas Senhores do Crime é igualmente show!

Ciao!

Anônimo disse...

Dois grandes filmes, mas eu considero Marcas da Violência melhor.
Cronenberg é um dos meus diretores preferidos, apesar de não ter digerido Mistérios e Paixões ainda.

Unknown disse...

Só vi o Eastern Promisses. è um fuilme cru e tecncicamente perfeito apoiado de um argumento muito consistente. Peca, apenas, na duração da fita, já que é demasiado curta para a históri que conta. De notar o esforço de Viggo Mortensen que passou vários meses na Rússia misturado com a máfia de Leste para aprender melhor a sua personagem.

Abraço