sábado, 30 de agosto de 2008

Clamor do Sexo

Filme Assistido nº 103
Clamor do Sexo (Splendor in the Grass, EUA, 1961) – Nota 8
Direção – Elia Kazan
Elenco – Natalie Wood, Warren Beatty, Pat Hingle, Audery Christie, Barbara Loden, Sandy Dennis, Gary Lockwood.

Este drama romântico conta a história de dois jovens apaixonados durante os anos 20 em uma cidade do Kansas. O par é formado por Bud (Warren Beatty) e Deanie (Natalie Wood) que vivem um grande amor, mas são obrigados a enfrentar obstáculos colocados por suas famílias, principalmente após a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, fato este que afetará cada família de um modo diferente.

O diretor Elia Kazan inovou em colocar a questão do sexo entre jovens como um dos pilares da trama e mostrando toda a opressão e o preconceito das pessoas em relação ao assunto tanto na época em que se passa a história, como quando da feitura do filme em 1961, época em que a Revolução Sexual estava ainda engatinhando.

Como curiosidade, a bela atriz Natalie Wood faleceu em 1981 em acidente estranho e mal explicado, tendo caído ao mar de dentro de um iate e se afogado. Já o ator Warren Beatty ainda está na ativa e nem todos sabem que ele é irmão da também famosa atriz Shirley MacLaine

4 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

Ainda bem que existem filmes que consigam o mais importante, quebrar tabus e colocar sentimentos que o american way of life escondia ...

Bom ... Muito bom ...

Anônimo disse...

"Clamor do Sexo" é um dos meus filmes favoritos dos anos 60. Adoro o Elia Kazan e acho formidável o trabalho que ele fez com a dupla Warren Beatty e Natalie Wood.

Hugo disse...

Johnny - Alguns diretores tentam mostrar este lado escondido do povo americano e Elia Kazan foi um deles.

Kamila - Com certeza, um filme com ótimas interpretações.

cicero disse...

Esse filme é um clássico e teve uma refilmagem,que não fez feio,com Melissa Gilbert no papel principal.