quarta-feira, 6 de março de 2024

Os Rejeitados

 


Os Rejeitados (The Holdovers, EUA, 2023) – Nota 8
Direção – Alexander Payne
Elenco – Paul Giamatti, Dominic Sessa, Da’Vine Joy Randolph, Carrie Preston, Brady Hepner, Andrew Garman, Naheem Garcia, Ian Dolley, Jim Kaplan, Michael Provost.

New England, 1970, véspera de Natal. Em um colégio interno, alguns garotos são obrigados a ficar no local durante as duas semanas de férias de inverno por motivos diversos relacionados aos seus próprios pais. Para cuidar dos garotos, o diretor da escola escala o solitário e também rígido professor de História Paul Hunham (Paul Giamatti), que terá a companhia da cozinheira Mary (Da’Vine Joy Randolph). 

O cinema do diretor Alexander Payne normalmente foca em personagens que carregam traumas, nas falhas do ser humano e sentimentos como solidão, frustração e ambição. São filmes sóbrios com narrativas que pegam o espectador pelos diálogos e pelas situações que criam empatia com os personagens.

Neste longa a trama a princípio lembra uma versão do antigo clássico adolescente “Clube do Cinco” dirigido por John Hughes, porém este é apenas um pequeno pedaço das inspirações do diretor. Uma reviravolta lá pelos trinta minutos faz com que o trio do professor de Paul Giamatti, o aluno de Dominic Sessa e a cozinheira vivida por Da’Vine Joy Randolph tenham que dividir sentimentos, frustações e solidão, mesmo sendo totalmente diferentes entre si, em todos os sentidos. 

Uma das propostas de Payne aqui e em outros trabalhos é mostrar a dificuldade que temos em entender as atitudes das pessoas ao nosso redor. Normalmente não sabemos os problemas que elas enfrentaram e as levaram a ser o que são. Payne é craque em contar histórias que nos fazem pensar sobre a vida.

Nenhum comentário: