quarta-feira, 20 de março de 2024

Lolita & Miller's Girl

 


Lolita (Lolita, EUA, 1997) – Nota 7
Direção – Adrian Lyne
Elenco – Jeremy Irons, Melanie Griffith, Frank Langella, Dominique Swain, Suzanne Shepherd.

New England, 1947. O professor Humbert (Jeremy Irons) aluga um quarto na casa da viúva Charlotte (Melanie Griffith). Mesmo não gostando da mulher, Humbert decide casar com a solitária viúva para ficar próximo de sua filha adolescente Lolita (Dominique Swain), por quem ele sente atração que é retribuída pela garota. 

Esta versão da obra de Vladimir Nabokov é muito mais ousada do que o longa de Stanley Kubrick produzido em 1962. Aqui a relação é mais forte, com uma tensão sexual crescente e rendendo uma polêmica muito maior. 

Destaque para as atuações de Jeremy Irons e da garota Dominique Swain, que mesmo ainda na ativa, não conseguiu se firmar na carreira.

Miller’s Girl (Miller’s Girl, EUA, 2024) – Nota 5
Direção – Jade Hadley Bartlett
Elenco – Martin Freeman, Jenna Ortega, Bashir Salahuddin, Gideon Adlon, Dagmara Dominczyk, Christine Adams.

Cairo (Jenna Ortega) é uma colegial que ao participar das aulas de redação do professor Miller (Martin Freeman), aos poucos tenta seduzi-lo. O sujeito que desejava ser escritor, mas está preso ao colégio como professor, sente a pressão conforme a habilidade da garota com as palavras vem à tona. 

Este drama foi vendido como uma espécie de thriller erótico por causa de uma suposta cena em que praticamente nada acontece. Criar esta polêmica foi provavelmente uma escolha para tentar alavancar um filme arrastado que parece não ir a lugar algum. 

A narração da protagonista e o texto de seu conto são apenas detalhes em meio a uma história que busca inspiração no clássico “Lolita”, mas que jamais se sustenta.

Nenhum comentário: