sábado, 30 de dezembro de 2023

Krakatoa, O Inferno de Java

 


Krakatoa, O Inferno de Java (Krakatoa: East of Java, EUA, 1968) – Nota 5,5
Direção – Bernard L. Kowalski
Elenco – Maximilian Schell, Diane Baker, Brian Keith, Barbara Werle, Sal Mineo, Rossano Brazzi, John Leyton, J.D. Cannon.

Em 1883, um navio comandado pelo capitão Hanson (Maximilian Schell) parte da região das antigas Índias Orientais Holandesas com destino a região de Java na Indonésia onde outro navio que naufragou estaria carregando pedras preciosas. Na mesma região, o vulcão Krakatoa está prestes a entrar em erupção. 

Este longa que passou dezenas de vezes na tv aberta brasileira é basicamente um filme pré-cinema catástrofe que renderia diversos sucessos nos anos setenta. O formato é o mesmo que seria explorado no gênero, com um parte inicial apresentando os vários personagens que fazem parte da viagem através de uma narrativa arrastada, deixando a ação para a hora final com explosões e tragédias. 

Mesmo sendo o ponto alto do filme, esta parte final deixa a desejar por causa dos efeitos especiais ruins. A sequência mais bem trabalhada neste quesito é a do tsunami. No geral é um filme que envelheceu mal e vale apenas como curiosidade para o cinéfilo que gosta de garimpar obras antigas.

Nenhum comentário: