sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

A Nona Configuração

 


A Nona Configuração (The Ninth Configuration, EUA, 1980) – Nota 6,5
Direção – William Peter Blatty
Elenco – Stacy Keach, Scott Wilson, Jason Miller, Ed Flanders, Neville Brand, George DiCenzo, Moses Gunn, Robert Loggia, Joe Spinell, Alejandro Rey, Tom Atkins, Steve Sandor, Richard Lynch, William Lucking.

Em um castelo isolado na região de New England, o coronel Kane (Stacy Keach) é um psiquiatra que assume o tratamento de vários militares que sofrem de distúrbios psicológicos diversos, Usando técnicas pouco ortodoxas, aos poucos Kane consegue passar confiança para alguns pacientes, ao mesmo tempo em que ele mesmo começa a sofrer por causa de traumas passados e da convivência diária com a situação. 

Este esquecido longa dirigido por William Peter Blatty, autor do clássico “O Exorcista”, também é baseado em um livro de sua autoria. A trama segue um caminho diferente e bem mais complexo. Blatty utiliza a questão dos soldados que voltaram do Vietnã feridos física e psicologicamente para criar uma estranha trama repleta de discussões sobra loucura, vida e a existência de Deus. 

Os diálogos rápidos saídos dos personagens perturbados atropelam vários assuntos, com destaque para as divagações do astronauta Cutshaw vivido por Scott Wilson, que é um espécie de líder informal dos pacientes e que teve uma visão minutos antes de embarcar em um foguete. 

Blatty pressionou para dirigir este filme e em 1990 comandaria ainda “O Exorcista III” baseados em seus livros após demonstrar grande descontentamento com a produção de “O Exorcista II – O Herege” em 1977. 

Este “A Nona Configuração” é interessante, mas também cansativo. Diferente do que parece, o longa é drama filosófico que passa longe de qualquer ideia de terror e suspense.

Nenhum comentário: