sábado, 4 de maio de 2019

The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst

The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst (The Jinx: The Life and Deaths of Robert Durst, EUA, 2015) – Nota 9
Direção – Andrew Jarecki
Documentário

Em 2010, o diretor Andrew Jarecki, responsável pelo sensacional documentário “Na Captura dos Friedmans”, comandou o longa “EntreSegredos e Mentiras” que tinha como base a história real do desaparecimento de Kathleen Durst em 1982. Ela era esposa de Roberto Durst, um milionário filho de um dos maiores construtores de edifícios em Nova York. 

Para surpresa de Jarecki, algum tempo depois o verdadeiro Robert Durst entrou em contato pelo telefone se oferecendo para dar uma entrevista sobre o caso e sobre sua vida. Aproveitando a chance, Jarecki decidiu fazer um documentário, sabendo também que Durst havia sido processado por outro crime, além de ser suspeito de mais um assassinato. 

Os seis episódios detalham a vida de Durst através de depoimentos dele próprio e de entrevistas com várias pessoas, tanto familiares do lado de sua esposa desaparecida, quanto de advogados, policiais e promotores que participaram dos casos envolvendo o sujeito. 

O talento do diretor para montar o documentário cria ao mesmo tempo uma expectativa em relação a se chegar a verdade que parece bem clara, mas também desperta empatia pelo assustador Robert Durst. 

Mesmo tendo nascido em berço de ouro, Durst passou por situações familiares que claramente destruíram seu psicológico e o transformaram em uma figura bizarra. 

Para quem tem curiosidade sobre detalhes de crimes famosos e também para tentar entender a mente de um assassino, este doc é uma ótima opção.

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Hugo cruel! Por que não diz onde viu esse documentário?
Ou é uma série?

Hugo disse...

Liliane - É um documentário dividido em seis episódios de uma hora cada.

Luli Ap. disse...

Confesso que não conhecia a história é fiquei roendo as unhas de curiosidade.
O mesmo diretor de Entre segredos e mentiras faz o doc!
Como se fossem dois pontos de vista?
Fiquei mais curiosa ainda com a possibilidade de sentir empatia por Robert Durst. Acho que não é possível rsrs
Entretanto acho mesmo que infelizmente alguns psicopatas tem personalidade definida em família especialmente na infância :(

Hugo disse...

Luli - Isso mesmo, o filme é baseado em um livro sobre a morte da esposa de Durst e o doc é a visão do próprio Durst sobre o fato e sua complicada vida.

Bjs

Ubiracy disse...

Eu quase deixei de assistir por partes de aparecem ainda no primeiro episodio. Fiquei achando que o resto da série iria seguir o mesmo estilo cru e acabei ficando indignado já que tu resolveu dar uma nota nove, só pra atiçar a curiosidade ainda mais pela serie.
Mais agoniante ainda é ver como o julgamento foi feito sobre o caso e como advogados pouco se importam com justiça e sim em defender um ponto de vista.
Fiquei satisfeito mesmo com a série depois de ler que o cara foi preso com ajuda de fatos descobertos durante a gravação do documentário.

Hugo disse...

Ubiracy - A questão dos advogados defenderem o cliente sem se importar com a justiça é um fato
que muitas vezes realmente causa revolta.

A forma como a verdade vem à tona é bizarra, assim como o comportamento de Durst.

Abraço